Após derrota na Câmara, democratas manterão controle do Senado
Partido Democrata deverá manter o controle do Senado americano, embora perca algumas cadeiras para os republicanos
Da Redação
Publicado em 3 de novembro de 2010 às 06h48.
Washington - Após perder sua maioria na Câmara de Representantes, o Partido Democrata deverá manter o controle do Senado americano nas eleições desta terça-feira, embora perca algumas cadeiras para os republicanos, indicam as projeções da mídia dos Estados Unidos.
Segundo emissoras de TV, a democrata Barbara Boxer venceu a republicana Carly Fiorina na corrida ao Senado pelo estado da Califórnia, o que tornou quase impossível que os republicanos consigam somar as 51 cadeiras necessárias para a maioria.
Até antes do pleito, os republicanos tinham 41 das 100 cadeiras, no que era preciso a conquista de pelo menos dez novos assentos. Os republicanos conseguiram tirar até agora seis cadeiras dos democratas.
Em Illinois, o republicano Mark Kirk ocupará o assento que foi do atual presidente dos EUA, Barack Obama, antes de chegar ao poder.
Em Arkansas, John Boozman assumirá a vaga de Blanche Lincoln; em Indiana, o assento de Evan Bayh corresponde agora a Dan Coats; em Dakota do Norte, John Hoeven substituirá Byron Dorgan; em Wisconsin, o progressista Russ Feingold cederá sua cadeira a Ron Johnson; e na Pensilvânia, Pat Toomey derrotou John Sestak.
Os republicanos garantiram a maioria na Câmara de Representantes ao conquistar 44 cadeiras, cinco a mais que o mínimo necessário para retomar o controle perdido em 2006.