Exame Logo

Alpinistas sobem pico Vladimir Putin no Quirguistão

"A ascensão foi iniciada no dia 9 de setembro. A altura do pico é de 4.446 metros, com uma categoria de dificuldade de 2b", disse Vladimir Bogoliubov

O presidente russo, Vladimir Putin: o Pico foi batizado em homenagem ao presidente da Rússia (©AFP / Misha Japaridze)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2012 às 18h01.

Moscou - Uma equipe de montanhistas quirguizes e russos atingiu pela primeira vez na história o cume do Pico Vladimir Putin, batizado em 2011 com o nome do presidente russo, anunciou nesta sexta-feira Vladimir Bogoliubov, treinador da Federação de Alpinismo local.

"A ascensão foi iniciada no dia 9 de setembro. A altura do pico é de 4.446 metros, com uma categoria de dificuldade de 2b. A duração da ascensão foi de 19 horas", disse o montanhista em entrevista coletiva, citado pela agência oficial russa "RIA Novosti".

Veja também

Os alpinistas colocaram no topo da montanha, que se encontra na cordilheira de Tien Shan, uma cápsula do tempo e as bandeiras da república do Quirguistão e da Federação da Rússia .

A ascensão aconteceu alguns dias antes da visita oficial de Putin ao Quirguistão, que deve chegar ao país no dia 20 de setembro.

Em março de 2011, a então presidente quirguiz, Roza Otunbayeva, assinou o decreto sobre o "Pico Vladimir Putin", que se encontra próximo ao rio Ak-Suu na região de Chui na fronteira com o Cazaquistão.

Até então, a montanha não tinha um nome, por isso as novas autoridades locais decidiram batizá-la com o nome do presidente russo como agradecimento pelo apoio mostrado quando assumiram o poder após uma revolução.

Putin foi o primeiro dirigente mundial a reconhecer o governo provisório quirguiz após a derrubada, em abril de 2010, do presidente Kurmanbek Bakiyev, que se exilou em Belarus.

Bakiyev utilizou os créditos russos em benefício de sua família e decepcionou o governo de Moscou ao permitir a permanência de tropas americanas em seu território.

O Quirguistão, que conta com dois picos de mais de 7 mil metros e muitos outros com mais de 5 mil, já havia batizado outra montanha em Tien Shan (Montanhas Celestiais, em chinês) com o nome do primeiro presidente russo, Boris Yeltsin.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaPolíticosRússiaVladimir Putin

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame