Mundo

Alpinista morre e outro fica desaparecido no Monte Aconcágua

Eric Nourse morreu na noite de sábado, enquanto participava de uma expedição com seu irmão Greg Nourse e David Reinhart

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2012 às 12h55.

Buenos Airesv - Um alpinista americano morreu e outro está desaparecido, no Monte Aconcágua, o pico mais alto das Américas, província de Mendoza, no oeste da Argentina, informou nesta segunda-feira a imprensa do país.

Eric Nourse morreu na noite de sábado, enquanto participava de uma expedição com seu irmão Greg Nourse e David Reinhart. O americano chegou a ser assistido por uma patrulha de resgate, mas não resistiu. Reinhart, por sua vez, permanece desaparecido e segundo a polícia informou ao jornal "Uno", segue sendo procurado.

O trio havia começado na sexta-feira o último trecho da escalada ao topo do Aconcágua. Eles já havia superado os 6 mil metros e estavam a pouco mais de 500 metros do cume, pela rota da Geleira dos Poloneses.

Na tarde do sábado, a empresa que fazia o serviço de logística do grupo avisou à Chefia do Parque Aconcágua que um familiar dos irmãos Nourse havia recebido uma mensagem via telefone por satélite de Greg, avisando que estavam com problemas.

A brigada de resgate encontrou Eric em estado crítico. Houve tentativa de reanimá-lo, mas ele acabou falecendo horas depois de ser resgatado. Segundo o jornal "Los Andes", de Mendoza, o alpinista morreu por um edema pulmonar seguido de uma parada respiratória.

Greg foi internado em um hospital da região, mas está fora de perigo. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaTurismo

Mais de Mundo

Israel e Hamas trocam acusações sobre atraso em acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza

Cuba promete libertar 553 presos depois de EUA aliviar sanções

Hamas exige mapas e prazos para a retirada de Israel de Gaza para assinar cessar-fogo

Rússia ataca sistema energético da Ucrânia com mais de 40 mísseis