Mundo

Alckmin quer conversar com Aloysio sobre pleito em SP

Os dois vão se encontrar na semana que vem no Palácio dos Bandeirantes

O nome de Aloysio seria uma alternativa à candidatura de José Serra, considerada a ideal por Alckmin (Roberto Jayme/Governo de SP)

O nome de Aloysio seria uma alternativa à candidatura de José Serra, considerada a ideal por Alckmin (Roberto Jayme/Governo de SP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2011 às 09h45.

São Paulo - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), chamou o senador tucano Aloysio Nunes Ferreira (SP) para conversar sobre a eleição para a Prefeitura da capital, em 2012. Os dois vão se encontrar na semana que vem no Palácio dos Bandeirantes.

Sem um candidato natural para disputar a Prefeitura, o governador avalia que a candidatura de Aloysio seria capaz de agregar outras forças políticas, como o PSD, do prefeito Gilberto Kassab, e o DEM - os dois partidos ameaçam lançar nomes próprios na corrida municipal.

Alckmin acha importante manter a Prefeitura sob influência tucana, mesmo que com um nome não tão identificado com seu grupo. Além de bom trânsito político, Aloysio demonstrou ter excelente capital eleitoral ao ser o mais votado para o Senado em 2010, com 11 milhões de votos. O parlamentar, no entanto, diz não ter interesse na candidatura. No encontro, Alckmin quer saber o quão resistente o senador é à proposta.

O nome de Aloysio seria uma alternativa à candidatura de José Serra, considerada a ideal por Alckmin. O ex-governador tem dito que não pretende disputar e vê com bons olhos a indicação do senador, que foi seu secretário da Casa Civil.

Tucanos entusiastas da candidatura de Aloysio querem que ele transfira o título eleitoral de São José do Rio Preto para a capital. Para ser candidato em 2012, isso tem de ocorrer até outubro.

Caso Serra e Aloysio não entrem na disputa, o grupo ligado a Alckmin vê com bons olhos a candidatura de Bruno Covas, secretário do Meio Ambiente. Parte dos alckmistas também é entusiasta da entrada de José Aníbal (Energia) na disputa. Quem também está na disputa é o secretário de Cultura, Andrea Matarazzo, opção para o grupo de Serra num cenário sem Aloysio. Nesse caso, haveria mais dificuldade em atrair outros partidos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisOposição políticaPartidos políticosPolíticaPrefeiturasPSDBsao-paulo

Mais de Mundo

Navios chinês e filipino colidem no Mar da China Meridional

Foto inédita de William com os filhos, tirada por Kate, é publicada para celebrar Dia dos Pais

Exército israelense anuncia pausa diária nas operações em uma região de Gaza

Cúpula pela paz na Suíça reafirma integridade da Ucrânia, mas pede negociações com a Rússia

Mais na Exame