Abusos contra crianças norte-irlandesas são investigados
Abusos sofridos por dezenas de crianças em instituições religiosas norte-irlandesas são alvo de investigação pública que começou hoje
Da Redação
Publicado em 1 de setembro de 2014 às 14h36.
Londres - Os abusos sexuais e físicos sofridos por dezenas de crianças em instituições religiosas norte-irlandesas que, em seguida, foram enviadas para a Austrália são alvo de uma investigação pública cujas audiências tiveram início nesta segunda-feira, em Banbridge, província britânica da Irlanda do Norte.
A comissão investiga os abusos registrados principalmente em instituições católicas norte-irlandesas, em particular nos casos de 140 crianças que foram enviadas para a Austrália entre 1922 e 1995.
Em alguns casos, as crianças eram órfãos, em outros, filhos de mães solteiras.
Em suas declarações preliminares, muitos descrevem as experiências que viveram ao chegar à Austrália em termos chocantes, expondo com detalhes os castigos, a violência sexual e física sofridos.
No entanto, as audiências por ora se centrarão no que aconteceu às crianças na Irlanda do Norte, antes de serem enviadas para a Austrália, em cumprimento do mandato da comissão.
A comissão deve apresentar seu relatório ao governo regional norte-irlandês até o início de 2016, apesar de ter solicitado mais um ano de prazo.