23 migrantes são encontrados dentro de caminhão frigorífico na Bélgica
Os imigrantes viajaram dentro do caminhão com temperatura de 2ºC e queriam chegar no Reino Unido
AFP
Publicado em 23 de janeiro de 2020 às 16h54.
Um total de 23 migrantes foram encontrados dentro de um caminhão frigorífico nesta quinta-feira (23) nas proximidades do porto de Zeebrugge, na Bélgica . Eles buscavam chegar ao Reino Unido.
Em comunicado oficial do Ministério Público de Bruxelas, "nenhum deles corre perigo de vida", apesar da temperatura verificada no interior do veículo, que marcava 2 graus celsius.
Até o momento, a investigação aponta que o grupo de migrantes, que se identificam como sendo eritreus, tinham embarcado no caminhão na noite anterior em um ponto da estrada próximo a Waremme, a leste de Lieja.
De acordo com a promotoria, o grupo tinha como objetivo chegar ao Reino Unido, mas o caminhão foi descarregado em uma empresa da zona industrial de Zeebrugge, local onde foram descobertos.
A polícia impediu a continuação da viagem dos 23 migrantes. A Polícia Federal explicou que entre os integrantes do grupo havia três mulheres e alguns deles eram sudaneses.
Em outubro, a atenção internacional se voltou à cidade de Zeebrugge. O local abriga um porto onde um caminhão frigorífico desembarcou rumo ao Reino Unido, e no qual foram encontrados 39 corpos de migrantes vietnamitas.
Por causa dos acontecimentos recorrentes no local, o governador da província de Flandres Ocidental, Carl Decaluwé, solicitou reforços para a fiscalização realizada em Zeebrugge e em toda a costa.
Na última terça-feira (21), uma embarcação naufragou em frente a De Panne. Dos 14 migrantes que estavam a bordo, seis foram presos. As forças de segurança não conseguiram encontrar os outros oito, que parecem ter conseguido chegar à costa.
Neste último caso, dois afegãos suspeitos de tráfico humano foram detidos ontem (22).