10 anos após o tsunami de 2004 no Índico — em fotos tocantes
O desastre que atingiu as ilhas do oceano Índico no dia 26 de dezembro de 2004 completa 10 anos como um dos mais violentos e mortais da história
Vanessa Barbosa
Publicado em 17 de dezembro de 2014 às 09h26.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h55.
São Paulo - O terremoto de 9,1 graus na escala Richter que atingiu as ilhas do oceano Índico no dia 26 de dezembro de 2004 entrou para a história como um dos mais violentos e mortais. Neste mês, o desastre asiático completa 10 anos. Ao tremor de terra, seguiu-se um tsunami com ondas gigantes que devastaram zonas costeiras em 11 países. O saldo de mortos chegou a 250 mil. Por sua força, estima-se que o sismo tenha diminuído o comprimento dos dias na Terra em 6,8 microssegundos. Nesta seleção de fotos, você confere o contrastre entre a ruína e a reconstrução uma década depois do pesadelo. A primeira imagem, feita por um helicóptero US Navy Seahawk, mostra a devastação causada pelo tsunami no vilarejo de Banda Aceh, em registro de 8 de janeiro de 2005, na Indonésia. E do lado direito, a área já recuperada em 2014. O país foi o mais atingido pela catástrofe do tsunami: perdeu mais de 94 mil pessoas.
Foto aérea do litoral de Banda Aceh, na Indonésia, região mais afetada pela fúria do tsunami de 2004. Vegetação "suprimida" voltou a ocupar a praia.
À direita, um grupo de pessoas visita a Grande Mesquita em dezembro de 2014, em Banda Aceh, na Indonésia. A região foi a área mais afetada pelo terremoto de 9,1 de magnitude seguido de tsnunami.
Socorristas percorrem ruas do centro de Phi Phi, em 25 de janeiro de 2005, quase um mês após a região ser varrida pelo tsunami. Muitos hotéis, restaurantes e lojas foram destruídos. Os cálculos atuais estimam em mais de 5 mil o número de mortos na Tailândia apenas.
Turista caminha tranquilamente em centro comercial de cidade tailandesa dez anos após a tragédia natural que abalou países do oceano Índico.
Centro comercial em cidade tailandesa totalmente destruído pelo tsunami em dezembro de 2004.
Centro comercial em cidade da Tailândia dez anos depois do tsunami, em dezembro de 2014.
A paradisíaca Ton Sai Bay, no coração de Koh Phi Phi, na Tailândia: lojas, restaurantes e bangalôs foram totalmente dizimados na sequência do tsunami asiático, que afetuou várias áreas costeiras.
Bangalôs e restaurantes em atividade dez anos após serem atingidos pelas ondas gigantes do tsunami de 2004.
Corpos das vítimas do tsunami asiático estendidos em em praia de ilha turística, em imagem de dezembro de 2004. Ondas gigantes atingiram áreas costeiras na Indonésia, Sri Lanka, Índia, além da Tailândia.
Um trabalhador da construção civil caminha em área afetada pelo tsunami e onde novos prédios estão sendo construídos, em registro de dezembro de 2014.
Jovem observa casas à beira mar atingidas pelas ondas gigantes do desastre de 2004.
Condomínio à beira mar na Tailândia em foto de dezembro de 2014, dez anos após o tsunami que varreu a região costeira.
Casas à beira mar afetadas pela força avassaladora do tsunami em foto de dezembro de 2004.
Serviço turístico em área costeira funcionado a todo vapor em dezembro de 2014, uma década após o tsunami no Índico.
Pessoas deslocadas pelos tsunamis caminham em meio às ruínas em 4 de Janeiro de 2005, em Banda Aceh, na Indonésia. Ao fundo, um barco trazido pelas ondas.
Onde antes havia ruínas, a vida volta ao seu ritmo em Banda Aceh, na Indonésia, em imagem de dezembro de 2014. Ao fundo, permanece o barco trazido pelas ondas.