Realização de lucro derruba euro antes de Trichet

LONDRES – O euro se depreciava frente ao dólar nesta quinta-feira, com investidores realizando lucros no dia da decisão de juro pelo Banco Central Europeu (BCE), mas analistas disseram que uma retórica mais favorável ao aperto monetário pode devolver a moeda à máxima em 12 meses.

O euro pode ganhar ainda mais se o chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke –que discursa às 15h30 (horário de Brasília)– reafirmar o foco em estimular a economia, reforçando expectativas de que o BCE antecipe o Fed na elevação dos juros.

Analistas disseram que a revisão positiva de dados sobre o setor de serviços da zona do euro e rendimentos mais baixos em um leilão de dívida espanhol davam suporte ao euro, mas o foco no BCE impedia uma reação de alta na moeda.

Às 10h48, o euro caía 0,34 por cento, a 1,3764 dólar , com realização de lucros após atingir a máxima em 12 semanas na quarta-feira.

O BCE manteve a taxa básica de juro em 1 por cento, dentro do esperado, e agora o mercado aguarda o discurso do presidente do banco, Jean-Claude Trichet, às 11h30.

Enquanto isso, o dólar subia 0,15 por cento em relação a uma cesta de moedas.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.