Exame Logo

Caixa pode reduzir juros imobiliários e construtoras sobem na Bolsa

A Caixa aguarda o aval do BC para anunciar uma redução de até 31,5% dos juros dos financiamentos imobiliários

ÀS 11:00, as ações da Cyrela tinha alta de 1,36% e MRV valorizava-se 1,24%. Fora do Ibovespa, Even avançava 2,6% (Pilar Olivares/Reuters)
R

Reuters

Publicado em 18 de julho de 2019 às 11h19.

Última atualização em 18 de julho de 2019 às 11h19.

São Paulo — As ações de construtoras valorizavam-se na bolsa paulista nesta quinta-feira, com Cyrela e MRV em alta de mais de 1%, diante da aposta de redução no custo dos financiamentos imobiliários pela Caixa Econômica Federal , maior concessor de empréstimos para compra da casa própria do país.

Uma fonte com conhecimento direto do assunto afirmou à Reuters que a expectativa é que haja um anúncio sobre a redução dos juros imobiliários pela Caixa até o fim deste mês, calcada na utilização do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como indexador dos contratos.

Veja também

A fonte ressalvou, contudo, que o banco trabalha com a possibilidade "mais prudente" de a mudança vir num prazo mais longo, de até 30 dias, já que depende da atuação do Banco Central como regulador, dando aval à adoção do novo índice.

Questionada sobre os novos patamares dos juros, a fonte, que falou em condição de anonimato, pontuou que as contas ainda estão sendo feitas.

A Folha de S.Paulo nesta quinta-feira traz que a Caixa aguarda o aval do BC para anunciar uma redução de até 31,5% dos juros dos financiamentos imobiliários. De acordo com a reportagem, o banco pretende reajustar os contratos para uma faixa entre 5,82% e 6,82%.

Em junho, a Caixa passou a cobrar de 8,5% a 9,75% ao ano nas linhas do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

Por volta das 11:00, as ações da Cyrela tinha alta de 1,36% e MRV valorizava-se 1,24%, enquanto o Ibovespa <.BVSP> subia 0,3%. Fora do Ibovespa, Even avançava 2,6%, Tenda ganhava 0,16%, Direcional mostrava acréscimo de 0,9% e Eztec subia 1,87%.

Acompanhe tudo sobre:Caixafinanciamento-de-imoveisJurosMercado financeiro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercado Imobiliário

Mais na Exame