Mundo

Petrobras é multada em R$ 10 milhões por vazamento em SP

Cetesb multou a empresa pelo vazamento ocorrido na última sexta-feira no terminal marítimo no canal de São Sebastião, e que atingiu 11 praias

Navio petroleiro no Terminal Marítimo Almirante Barros (Tebar), em São Sebastião, SP (Wikimedia Commons)

Navio petroleiro no Terminal Marítimo Almirante Barros (Tebar), em São Sebastião, SP (Wikimedia Commons)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 8 de abril de 2013 às 19h22.

São Paulo - A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) multou hoje a Petrobras em R$ 10 milhões pelo vazamento de óleo combustível no terminal marítimo da empresa em São Sebastião, na última sexta-feira (05/04) e que atingiu 11 praias, dos municípios de São Sebastião e Caraguatatuba.

O acidente aconteceu por volta das 17h30 da sexta-feira, por falha operacional, durante o abastecimento de um navio no píer, junto ao terminal da Transpetro, subsidiária da Petrobras. A multa se baseia no Decreto 6.514/08, que regulamentou a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). O motivo da autuação foi o vazamento de óleo denso do tipo MF 380 (Marine Fuel 380), utilizado como combustível em navios.

O óleo vazado no mar foi na direção norte do litoral paulista e atingiu as praias de Pontal da Cruz, Deserta, Cigarras, Arrastão, Ponta do Arpoador, Porto Grande e Prainha, no município de São Sebastião. Também chegou até as praias de Massaguaçu, Cocanha, Capricórnio e Mococa, no município de Caraguatatuba.

A Cetesb ninformou que vem acompanhando e orientando as ações emergenciais em torno do acidente desde a sexta-feira, incluindo monitoramento aéreo, terrestre e marítimo. No total, cerca de 230 pessoas em terra e 70 no mar foram mobilizadas, além de 27 embarcações, utilizadas na instalação de barreiras absorventes, e duas embarcações Egmopol, para recuperação do óleo. Um helicóptero está sendo utilizado para sobrevoos de monitoramento.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoOceanosPetrobrasPetróleoServiçosTranspetro

Mais de Mundo

O que ocorreu na Síria pode se repetir na Venezuela, diz María Corina Machado

Trump não descarta ação militar para tomar Canal do Panamá e Groenlândia

Reeleição de Maduro é novo 'ponto de ruptura' na migração massiva da Venezuela

Vítimas da “Charlie Hebdo” são homenageadas no 10º aniversário do atentado na França