Telemarketing movimenta R$ 3 bi no Brasil, diz ABT
A Associação Brasileira de Telemarketing (ABT) divulgou a 6ª Pesquisa Anual de Telemarketing. Realizada entre os dias 17/04 e 07/05, o levantamento pretende oferecer um panorama quantitativo da utilização do serviço por empresas brasileiras. Segundo a ABT, cerca de um terço do total do mercado contribuiu com as respostas. Os resultados da pesquisa indicam que […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h55.
A Associação Brasileira de Telemarketing (ABT) divulgou a 6ª Pesquisa Anual de Telemarketing. Realizada entre os dias 17/04 e 07/05, o levantamento pretende oferecer um panorama quantitativo da utilização do serviço por empresas brasileiras. Segundo a ABT, cerca de um terço do total do mercado contribuiu com as respostas.
Os resultados da pesquisa indicam que o tamanho do mercado de serviços de telemarketing é aproximadamente de 180 000 posições de atendimento (as chamadas PAs). Desse total, cerca de um terço, ou 60 000 PAs, são terceirizadas, ou seja, operadas por empresas fornecedoras de serviços de telemarketing. O restante é administrado pelas próprias empresas usuárias.
Em termos de valor de mercado, os serviços de telemarketing representam atualmente uma operação de aproximadamente 3 bilhões de reais ou o equivalente a 1,2 bilhão de dólares.
Outra conclusão do levantamento é que o segmento gera aproximadamente 450 000 postos de trabalho, dos quais 150 000 em empresas fornecedoras de serviços e 300 000 em operação própria de empresas usuárias -- o que representa um crescimento de aproximadamente 21,6% em relação ao ano anterior.
Um dos aspectos avaliados pela pesquisa foi o impacto das operações de telemarketing na geração de receita das empresas. Levando em consideração a relação entre o volume estimado de transações apoiadas por serviços de telemarketing e o total de PAs, estima-se sua potencialidade de contribuição em cerca de 67,4 bilhões de reais, o que representaria uma participação de 6,3% do PIB.