Sabe como seu apetite ameaça o Planeta? Maioria não faz ideia
Pesquisa mundial mostra que 9 em cada 10 consumidores não reconhecem a produção de alimentos como a maior ameaça ao meio ambiente
Vanessa Barbosa
Publicado em 16 de outubro de 2018 às 14h30.
São Paulo - Você sabia que as escolhas que faz à mesa têm um impacto sobre o Planeta? Chances são altas da resposta ser "não". Uma pesquisa mundial realizada pelo grupo ambientalista WWF aponta que 9 em cada 10 pessoas não fazem ideia de que a produção e o consumo de alimentos — incluindo o desperdício — é a maior ameaça para o meio ambiente global.
Divulgada nesta terça-feira (16), por ocasião do Dia Mundial da Alimentação, a pesquisa mostra que, apesar do sistema de produção e consumo de alimentos ser o maior consumidor de recursos naturais (como terra, água e energia) e também o maior emissor de gás de efeito estufa, vilão do aquecimento global, 40% dos entrevistados julgam que sua ameaça à natureza é "menos que significante".
Apenas 9% deles reconhecem que a forma de produção e consumo de alimentos é a maior ameaça ao ecossistema global.
A desconexão é maior entre os jovens: 11% dos entrevistados com idades entre 18 e 24 anos não consideram o sistema alimentar uma ameaça à natureza. Em contrapartida, cerca de 60% das pessoas com mais de 55 anos se demonstraram mais conscientes sobre o assunto.
O estudo destaca que a produção de alimentos consome 34% do solo e 70% da água dos rios disponíveis, e é a principal causa de desmatamento e de perda de habitat no mundo.
Pior, nem tudo que é produzido serve ao seu fim: a cada ano, a humanidade desperdiça um terço de todos os alimentos que produz, enquanto 821 milhões de pessoas ainda passam fome no mundo,panorama distante da meta da ONU de reduzir a zero a fome no mundo até 2030 como parte de sua agenda de Desenvolvimento Sustentável.
Segundo o levantamento, 80% dos entrevistados sentem que pode ser feito mais para resolver o problema, 66% querem especificamente que os governos sejam mais proativos e 60% querem que as empresas aumentem seus esforços.
O levantamento, realizado em parceria com a empresa de pesquisa YouGov, entrevistou 11.000 pessoas na Austrália, Brasil, Colômbia, Índia, Indonésia, Malásia, Holanda, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos, países que têm sua segurança alimentar ameaçada por danos à natureza.