Marketing

Rock in Rio ajudará a formar músicos do futuro

Projeto de 2011 é focado no público jovem e tem patrocínio de Locandy e Kodak

Rock in Rio: campanha mobilizará a sociedade a doar instrumentos musicais a ONGs e instituições sem fins lucrativos (Divulgação)

Rock in Rio: campanha mobilizará a sociedade a doar instrumentos musicais a ONGs e instituições sem fins lucrativos (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2011 às 18h08.

São Paulo - A organização do Rock in Rio anuncia as novas ações previstas do projeto “Por um mundo melhor”, edição de 2011 – ano em que completa 10 anos.

O foco do projeto será a música como parte importante da formação dos jovens e tem como patrocinadores Locanty e Kodak, sendo o patrocínio institucional do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio de Janeiro, o patrocínio de mídia de Sky, jornal O Globo, Rádio Mix e TV Globo e os apoios de Estácio, Correios, Phillips, e Izzo.

“Nesta edição, estamos resgatando a educação através da música, em um projeto piloto que dará apoio na formação dos jovens. A música tem o poder de melhorar a memória dos alunos, ajudar na relação com os amigos e sociedade, auxiliar na educação como um todo e, além disso, estamos incentivando uma futura ocupação profissional.”, disse Roberta Medina, vice-presidente do evento.

Uma grande campanha mobilizará a sociedade até 7 de setembro a doar instrumentos musicais a ONGs e instituições sem fins lucrativos que utilizam a música como ferramenta de educação, formação e inclusão social.

Serão aceitos todos os tipos de instrumentos, novos ou danificados, que devem ser entregues nas 145 agências dos Correios participantes (os endereços estão disponíveis no site do festival).

As doações passarão por um processo de avaliação e preparo em uma oficina de luthier (profissionais especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais) montada pela organização do Rock in Rio e pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos no Centro de Referência da Juventude da Providência (CRJ), uma das primeiras comunidades pacificadas na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro, e que formará 40 jovens de comunidades em assistentes de luthier.

As ONGs e instituições interessadas em receber os instrumentos que serão doados devem se inscrever no site oficial do Rock in Rio a partir do dia 8 de junho.


As entidades beneficiadas pelo projeto serão anunciadas no dia 14 de setembro. Para se inscrever na oficina, apoiada pela Philips, os jovens precisam comprovar estudo (ter concluído o ensino médio ou estar estudando em escola municipal, estadual, federal, curso técnico ou faculdade), ter mais de 15 anos e enviar uma redação para o e-mail oficina@rockinrio.com, dizendo por que querem participar do projeto. O início das aulas na Providência será no dia 20 de junho.

A ação inclui ainda a montagem de 10 salas de música em escolas públicas do Rio e a formação de 30 professores de música a partir da metodologia “O Passo” (metodologia educacional criada por Lucas Ciavatta, em 1996 e utilizada em vários países).

As escolas foram indicadas pela Secretaria Municipal de Educação e o projeto formará 30 professores. O objetivo é criar um projeto piloto que, no futuro, possa ser replicado em todas as escolas públicas municipais e estaduais.

As aulas começaram no Conservatório Brasileiro de Música no último dia 11 de junho, e os professores aprovados receberão um certificado do Conservatório no final do curso, previsto para 5 de novembro.

Faz parte do projeto o concurso “1 ingresso por 1 mundo melhor”, que dará ingressos a estudantes da rede pública de ensino - que premiará 2.250 alunos de escolas públicas cariocas com ingressos duplos para festival.

O objetivo do concurso é formar um “Manifesto por um mundo melhor”, que reúna a visão de futuro da atual geração de crianças e jovens. Apoiando este movimento, a Estácio de Sá irá oferecer até 2.500 bolsas de estudo de ensino a distancia para cursos livres nas áreas de Informática, Gestão, Comunicação, Moda, entre outras dezenas de opções que fazem parte do portfólio da universidade, para todos os vencedores do concurso que estiverem cursando o ensino médio. Os interessados devem acessar o site do evento, fazer a inscrição e preencher o formulário até 15 de julho de 2011.

Também está prevista a transmissão ao vivo do festival nas comunidades Batan e Cidade de Deus, viabilizada pela parceria entre Rock in Rio, Globo Rio, Sky, Governo do Estado e Prefeitura do Rio de Janeiro. Durante os seis dias de transmissão, haverá ações dirigidas a jovens das comunidades como, por exemplo, banco de estágios e empregos. A iniciativa conta com o apoio da Cufa (Central Única das Favelas).

A comunicação de toda a ação será feita por uma campanha criada pela Artplan, que prevê quatro filmes de 30 e 15 segundos, com veiculação na TV Globo, além de spots para Rádio Mix e anúncios no jornal O Globo. A atriz Fernanda Montenegro será a host do projeto, que contará com a participação das bandas Capital Inicial, Cidade Negra e Jota Quest.

Acompanhe tudo sobre:Artecidades-brasileirasFestivaisIndústria da músicaMetrópoles globaisMúsicaPatrocínioRio de JaneiroShows-de-música

Mais de Marketing

Dia das Mães: Boticário, Burger King e outras marcas apostam em campanhas para a data

Latam e Movimento União BR transportam 10 toneladas de cobertores e cestas básicas para o RS

De Bombril a Morumbis, relembre 24 comerciais que marcaram época

O caminho dos CMOs rumo aos conselhos de administração

Mais na Exame