- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Marketing do Banrisul tem novas regras
Conselho de administração da instituição vai monitorar a área
Modo escuro
A nova medida foi adotada a partir da divulgação da Operação Mercari (.)
Publicado em 13 de setembro de 2010 às, 20h13.
São Paulo - Todas as ações de marketing do Banrisul estão sob novas regras. Mensalmente, o conselho de administração do Banrisul vai discutir e acompanhar o que está sendo feito. A nova medida foi adotada a partir da divulgação da Operação Mercari, que investiga suposto desvio de verbas nas ações de marketing do banco. Serão fixados critérios que orientarão a escolha de patrocínios, anúncios e promoções.
Na última segunda-feira (6), o banco tomou como medida suspender todos os projetos futuros do departamento de marketing até o esclarecimento dos fatos. Na mesma ocasião, Ildo Musskopf, ex-gerente geral da agência central do Banrisul em Porto Alegre, foi anunciado como novo diretor de marketing do banco. Ele substitui Walney Fehlberg, preso no início da Operação Mercari e solto na semana seguinte, bem como os outros envolvidos.
O presidente Mateus Bandeira anunciou o início de uma sindicância para investigar a suposta fraude. "Vamos avaliar um conjunto de informações que serão reunidas tanto para viabilizar a responsabilização dos supostos infratores quanto, de outro lado, avaliar se houve algum tipo de prejuízo do ponto de vista do aumento do risco operacional do banco com danos à imagem em função de um eventual risco político", diz o advogado Fabio Medina Osório. A partir de uma denúncia, o fato virou escândalo e até o momento nada foi provado ainda, a não ser a quantia em dinheiro encontrada que soma R$ 3 milhões. Os quatro presos na Operação Mercari foram soltos por terem residência fixa, mas vão prestar depoimentos.
Enquanto os fatos são apurados, as agências envolvidas sofrem as consequências. A SLM, com 23 anos de atuação no mercado, teve o contrato de parceria rompido bruscamente com a Ogilvy. A Gerdau, que era atendida pelas duas agências, cancelou contrato com a SLM e deixou a conta na Ogilvy. "Vamos aguardar os desdobramentos do caso", diz o advogado da SLM, José Antonio Paganella Boschi. "Isso sempre é muito ruim. A agência perdeu um contrato e acabou sofrendo prejuízo por conta disso".
A DCS, também envolvida na Operação Mercari e que está entre as maiores e mais criativas do Sul, sofre danos de imagem. A agência segue operando normalmente com os demais clientes como Olympikus, Azaléia, Tramontina, porém os sócios não estão falando com a imprensa. O diretor financeiro da DCS, Armando DElia Neto, está solto e continua prestando depoimentos para explicar a origem do dinheiro encontrado na agência. "Não questionamos o mérito, mas o caráter espalhafatoso da divulgação da operação", comenta o advogado Fábio Medina Osório, contratado para representar o Banrisul.
Para o mercado publicitário, os danos vão além das duas agências envolvidas, afetando a classe como um todo. "A situação é muito ruim para o mercado em geral. O mercado estava se recuperando do caso do Marcos Valério. Mesmo que até agora se tenha suposições, somente com a divulgação do caso a imagem do setor fica abalada", avalia Airton Rocha, presidente do capítulo Rio Grande do Sul da Abap.
A Abap/RS adianta que vai trabalhar para recuperar a imagem do setor. "Pode parecer que há irregularidades no setor como um todo. Mas não existe isso. É um fato pontual", opina Rocha. Ele complementa: "Em qualquer atividade há os bons e os maus. O setor todo parece que está contaminado e não é verdade. As agências em geral estão trabalhando corretamente", diz.
Leia mais notícias sobre o Banrisul
Siga as notícias de EXAME de Marketing no Twitter
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com copos de plástico reciclado coletado no litoral brasileiro, Corona estreia no Primavera Sound
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.