Jimmy Wales faz apelo por doações à Wikipédia
Fundador da enciclopédia online inseriu pedido no topo do site pedindo que usuários ajudem a mantê-la gratuita e ativa
Da Redação
Publicado em 12 de novembro de 2010 às 18h06.
São Paulo - Jimmy Wales, o fundador da enciclopédia mais conhecida da internet, a Wikipédia, veiculou hoje no topo de todos os sites da Wikimedia um apelo pessoal aos usuários para que ajudem a manter o site colaborativo a partir de doações sem que seja preciso torná-lo comercial.
"A Wikipédia não é nada parecida com um site comercial. É uma criação de uma comunidade, escrita por voluntários que escrevem um artigo de cada vez. Você faz parte da nossa comunidade. E estou a escrever-lhe hoje para pedir-lhe que proteja e sustenha a Wikipédia. Juntos, podemos mantê-la gratuita e sem anúncios. Podemos mantê-la aberta".
Wales diz ainda que dez anos atrás, quando começou a idealizar a Wikipédia, recebia olhares estranhos das pessoas, mas que hoje, uma década depois de sua fundação, "mais de 380 milhões de pessoas usam a Wikipédia todos os meses - quase um terço da população mundial ligada à internet".
De acordo com a carta aberta do empresário, as doações podem ser no valor de 20, 35, 50, 100 euros ou mais, e são aceitas por cartão de crédito ou através do Paypal.
Fundada em 2001, a Wikipédia sustenta-se desde o início apenas com doações dos próprios usuários, sem a veiculação de publicidade e sem fins lucrativos. O site possui hoje 35 funcionários pagos que fazem a sua manutenção técnica - nenhum deles envolve-se na produção de textos.
Ao participar do evento Info@trends, em junho deste ano, em São Paulo, Jimmy Wales falou da crescente dificuldade em manter o Wikipédia como uma rede colaborativa aberta e gratuita, mas afirmou que gostaria de mantê-la exatamente como foi idealizada.
Leia também:
Wikipedia é só ponto de partida, diz Wales