Harlem Shake invade agências de publicidade. Veja vídeos
Wieden+Kennedy, TBWA, DM9DDB e nova/sb estão entre as agências que publicaram sua versão do meme
Da Redação
Publicado em 19 de fevereiro de 2013 às 14h34.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h44.
São Paulo - A coreografia começa com alguém, talvez mascarado, dançando uma batida eletrônica por 15 segundos na presença de outros. Depois, o grupo inteiro sai da indiferença e começa um selvagem balé coletivo, por assim dizer. Ao som da música do produtor nova-iorquino Baauer, o Harlem Shake tornou-se o maior viral espontâneo do começo de 2013. Segundo dados do Youtube, desde o começo do ano, a febre incluiu 40 mil vídeos publicados e 175 milhões de visualizações. O meme, é claro, não demorou a atingir as agências. Segundo o tumblr Harlem Shake Agency, até agora mais de 120 agências de publicidade (e contando) já fizeram sua versão da mania. Confira uma seleção dos vídeos ao lado - incluindo agências nacionais.
Conhecida por seu trabalho com a Nike, a agência de publicidade independente, com sede Portland, nos Estados Unidos, usou o lado de fora da sua sede para reunir o que parece ser a equipe inteira.
O braço australiano da agência internacional, com sede em Sidney, escolheu para seu script a interrupção de uma aparentemente séria reunião da equipe. O sucesso geral do meme é atribuído à sua curta duração e a seu momento de ruptura.
A empresa de análise de mídias sociais baseada na República Tcheca aproveitou o inverno europeu para fazer sua versão em meio à neve.
Com sede em São Paulo, capital, a agência foi uma das primeiras brasileiras a reproduzir o viral. A estrutura normalmente usada no vídeo é respeitada: a peça começa com uma pessoa (mascarada) dançando a música sozinha por 15 segundos.
Também com sede em São Paulo, capital, a DM9DDB mostrou uma panorâmica de parte da sua sede. Na segunda metade do vídeo, a equipe aderiu aos acessórios malucos e fantasias típicas do meme.
A agência Mkt Virtual, com sede em Santos, São Paulo, foi uma das adesões nacionais mais recentes: o vídeo foi publicado há cerca de 20 horas no Youtube. O cenário escolhido foi a mesa de sinuca do escritório.
A Toaster Conteúdo, com sede no Rio de Janeiro, capital, publicou sua versão do meme há três dias. No facebook da empresa, a agência destaca: "O hit do produtor Baauer já é uma das músicas mais baixada do iTunes há dias. Na frente dos lançamentos de Bruno Mars, Justin Timberlake e Taylor Swift. Nada mal".
Com sede em Goiânia, Goiás, a Pagú Propaganda publicou seu vídeo no dia 15 de fevereiro e teve até agora mil visualizações. O filme com os funcionários investiu nas fantasias: um dos integrantes está vestido de "perfil do Twitter".
A Tag Zag, com sede em João Pessoa, na Paraíba, postou seu vídeo no dia 14 de fevereiro. Por dia, 4 mil versões do mesmo tema são publicados em todo o mundo.
O BuzzFeed, site americano de tendências e conteúdo social, tem uma das versões mais populares no Youtube: a coreografia repetida por seus funcionários uniformizados de vermelho teve até agora mais de 800 mil visualizações. O vídeo foi um dos pioneiros, publicados no dia 7 de fevereiro.
Mais lidas
Mais de Marketing
Marcas de influenciadoras ganham força e já competem com L'OréalVirginia, Carlinhos Maia e Gkay: qual a estratégia de ‘creators’ para transformar likes em dinheiro?Hering, com 144 anos, atrai jovens com roupas esportivas e cresce nas vendas onlineBurger King vai oferecer hambúrguer de graça para advogados em nova campanha