Marketing

Google lidera lista das marcas mais influentes do Brasil; veja o top 10

A nona edição do levantamento feito pela empresa global de pesquisas Ipsos entrevistou 2.000 pessoas de forma online no Brasil. Empresas de tecnologia são destaque

Google: líder nos seis pilares analisados pela pesquisa em 2022 — Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade social, Engajamento On-line e o desempenho das marcas durante a pandemia por meio de uma dimensão Covid (SOPA Images/Getty Images)

Google: líder nos seis pilares analisados pela pesquisa em 2022 — Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade social, Engajamento On-line e o desempenho das marcas durante a pandemia por meio de uma dimensão Covid (SOPA Images/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2022 às 13h23.

A nona edição do estudo “The Most Influential Brands” no Brasil, realizado pela Ipsos e divulgado nesta terça-feira, 12, comprova a força das empresas de tecnologia na vida das pessoas: oito das dez primeiras posições do ranking são ocupadas por marcas ligadas ao universo digital, com Google encabeçando a lista e levando o título de marca mais influente entre os brasileiros.

Últimos dias! Garanta o seu lugar entre as melhores empresas do Brasil. Entre no Ranking Negócios em Expansão 2022. É grátis!

Completam o top 10: Samsung (2º), YouTube (3º), Netflix (4º), Lojas Americanas (5º), Amazon (6º), Facebook e Mastercard (7º), Natura e Nestlé (8º), Mercado Livre (9º) e Microsoft (10º). Destas marcas, quatro não apareceram entre as 10 no ano passado: Netflix, Lojas Americanas, Amazon e Natura.

Ao todo, seis dimensões foram utilizadas para avaliar a influência das marcas: Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade social, Engajamento On-line e o desempenho das marcas durante a pandemia por meio de uma dimensão Covid.

Para o CEO da Ipsos no Brasil, Marcos Calliari, a influência vai muito além da posição das marcas no mercado. “Marcas influentes são aquelas que são vistas e ouvidas. Ser vista faz parte do caminho para criar influência, inspirar as pessoas e estimular o engajamento do seu consumidor. Estas marcas não vendem apenas serviços ou produtos, mas, também, formam opinião e estabelecem modelos de comportamento a serem seguidos”.

Força tech

O número ainda maior de marcas de tecnologia na lista deste ano, em comparação às edições dos anos anteriores, é um dos reflexos das novas necessidades da população, que emergiram ou se acentuaram durante a pandemia, de acordo com avaliação do CEO da Ipsos no Brasil.

“Convivemos com a necessidade do isolamento durante vários meses dos dois últimos anos e isso elevou ainda mais a relevância do digital, que já vinha numa forte ascensão. Por isso, as marcas que permitiram às pessoas se conectarem umas com as outras para trabalhar, estudar, confraternizar, fazer compras e buscar entretenimento a distância, se destacam”, explica Calliari.

Marcas nacionais também se destacam

Neste ano, o ranking do estudo traz não apenas um, mas dois nomes nacionais de peso entre as marcas mais influentes: Lojas Americanas, que foi um dos maiores destaques na dimensão de Engajamento On-line, e Natura, marca mais associada à Responsabilidade Social, entre todas as analisadas na pesquisa.

E, apesar de todo a força demonstrada pelo setor de tecnologia, os bens de consumo, que desempenharam um papel essencial na vida dos consumidores durante a crise de Covid-19, marcam presença com a própria Natura, ao lado da Nestlé, empatadas na oitava posição.

Para esta pesquisa foram entrevistadas 2.000 pessoas de forma on-line em todo o Brasil.

Assine a EMPREENDA e receba, gratuitamente, uma série de conteúdos que vão te ajudar a impulsionar o seu negócio.

Mais de Marketing

Burger King e Mari Maria lançam glosses com aromas inspirados em itens do cardápio

Casa da Asics em São Paulo já realizou mais de 20 mil encontros com corredores

Caravana de Natal da Coca-Cola Femsa Brasil percorre 85 cidades e tem até IA; veja locais

Spaten: como uma marca de 600 anos continua de pé e 'lutando' pelo consumidor?