Marketing

Ford pede desculpas por anúncio ofensivo com Berlusconi

Ex-político italiano coloca amantes no porta-malas em anúncio da Ford que teria vazado na internet

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de março de 2013 às 16h37.

São Paulo - A Ford pediu desculpas nesta sexta-feira por um anúncio envolvendo o ex-político e empresário italiano Silvio Berlusconi. A empresa reforçou também que o conteúdo, considerado ofensivo, não foi aprovado e sua divulgação é fruto de um vazamento.

No começo desta semana, a agência JWT de Nova Déli, na Índia, criou uma campanha para promover o porta-malas do Ford Figo. Uma das peças exibe a figura de Berlusconi com, deduz-se, suas amantes amarradas.

Enquanto ele faz o sinal de vitória com as mãos, as mulheres curvilíneas estão presas no porta-malas do carro. A imagem é arrematada pela frase "Deixe suas preocupações para trás".

Ainda que o anúncio não tenha sido veiculado, até agora, em nenhuma mídia paga, sua performance na internet (e na imprensa italiana) não tem sido das melhores. As peças dividiram opiniões e foram classificadas por alguns como de mau-gosto e ofensivas.

A reação negativa levou a Ford a manifestar-se hoje. A empresa pediu desculpas e afirmou que as peças jamais foram aprovadas, e vazaram para a web sem conhecimento oficial da companhia. “Lamentamos profundamente este incidente, que nunca deveria ter acontecido”, disse a empresa em email ao site Business Insider.

Segundo o pronunciamento, “os cartazes são contrários aos padrões de profissionalismo e decência na Ford e nossos parceiros da agência”. A marca prometeu ainda rever os processos de aprovação e fiscalização de seus anúncios.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasFordGafes de marketingMontadorasPublicidade

Mais de Marketing

Petlove estreia nova campanha para promover plano de saúde pet

99 lança campanha para promover serviço de motos em São Paulo

25 de janeiro: Popeyes comemora aniversário de SP com filezinhos grátis

Como o Duolingo transformou uma coruja debochada em viral na web — e atraiu 50 milhões de clientes