Marketing

Como esta empresa cresceu 400% nos últimos três anos

Com o principal objetivo de potencializar as vendas de seus clientes, V4 Company encara o marketing como ciência e oferece soluções baseadas em dados. Entenda

Estruturada em um sistema de franquias, V4 Company conta com 200 escritórios espalhados por todo o Brasil (Vertigo3d/Getty Images)

Estruturada em um sistema de franquias, V4 Company conta com 200 escritórios espalhados por todo o Brasil (Vertigo3d/Getty Images)

Apesar dos inúmeros desafios impostos pela pandemia, não há como negar que ela colaborou com a aceleração do processo de transformação digital em todo o mundo. Afinal, com as restrições de funcionamento, companhias dos mais variados setores tiveram de investir em digitalização para que se mantivessem competitivas durante a crise.

Mas, se a importância da digitalização de processos e comunicações foi uma novidade para boa parte das companhias globais, outras já entendiam o poder e a relevância de construir e otimizar processos através da internet há mais tempo – e viram seus negócios crescerem ainda mais nesse período.

É o caso da V4 Company, uma das maiores redes de franquias de marketing digital do país. Focada na implementação de processos de venda pela internet, a empresa (que começou a funcionar na cozinha de uma casa na periferia de Canoas, no interior do Rio Grande do Sul), conta hoje com 200 escritórios espalhados pelo Brasil e cresce, em média, 13% ao mês. Entre 2019 e 2021, período duramente afetado pela pandemia, o crescimento registrado pela V4 foi de 400%.

Aprenda como ser um assessor de marketing e tenha uma chance de fazer parte da V4 Company

O método V4 para impulsionar as vendas

 

Fundada em 2012 pelo empresário Dener Lippert, a V4 Company é uma assessoria de marketing digital estruturada em sistema de franquias que atua no growth de pequenas e médias empresas (e que carrega no portfólio de clientes nomes como Melissa, Lojas Lebes, SmartFit, Spotify, Lugano e Ortobom).

Para isso, a empresa criou uma metodologia própria, baseada em quatro pilares: tráfego, engajamento, conversão e retenção.

Desenvolvido após um estudo aprofundado com diversas empresas, o “método V4” deu tão certo que virou até tema de livro: o Cientista do Marketing, lançado no início do ano por Lippert.

“O meu foco não é ser autor, mas sim gerar valor para os meus clientes. O livro tem esse objetivo: ser uma ferramenta para formar os braços da V4 e melhorar a vida do cliente”, afirma o empresário – que também é categórico quando à efetividade da metodologia: “Esse modelo é a única forma de uma empresa crescer e isso é irrefutável. Qualquer negócio que queira crescer vai precisar trabalhar nestes quatro aspectos e, se ele não estiver crescendo, é porque um deles não está funcionando bem”, diz.

Participe de curso gratuito de marketing e se torne sócio da maior assessoria de marketing do país

O marketing como ciência

 

Outro diferencial do modelo de negócio da V4 é que a empresa enxerga o marketing como uma ciência. Ou seja: todas as soluções são baseadas, antes de tudo, em dados. “O que nós fazemos na V4 não é arte, mas sim uma ciência que está totalmente alinhada com os objetivos de crescimento do negócio, independentemente de aspectos estéticos ou premiações – que, no final do dia, não geram nenhum valor em termos de vendas e crescimento para o negócio”, afirmou Lippert em entrevista recente à EXAME.

Assim, para além dos cuidados com a beleza e a estética de peças publicitárias, a V4 prioriza as vendas. Para o empresário, é isso que diferencia o serviço oferecido pela companhia das “velhas práticas” do mercado.

“Não nos preocupamos com quantos acessos o seu site terá nem com a quantidade de curtidas da sua rede social. Nos preocupamos com quantas vendas você faz e quanto você está faturando”, diz um dos anúncios da companhia.

É daí, inclusive, que surgiram os “quatro Vs” que dão o nome da empresa: Vender o seu produto, Vender mais vezes, Vender para mais pessoas e Vender pelo maior valor.

“Imagine um cliente que tem 100 mil reais, que gerariam 10 mil reais de rentabilidade se ele aplicasse no mercado. O papel do assessor [da V4] é fazer com que, ao invés de render 10%, esses 100 mil gerem 300 mil reais para esse cliente no curto prazo, aplicando o método [tráfego, engajamento, conversão e retenção] na própria empresa dele”, exemplifica Lippert.

Em outras palavras: o objetivo da V4 é transformar o orçamento dos clientes em mais dinheiro para que, assim, as empresas gerem mais resultados. E a estratégia parece estar funcionando. Após apresentar um lucro três vezes maior que o do ano passado em 2021, a empresa tem um ARR (Annual Recurring Revenue) de 100 milhões. E projeta um crescimento de 3,6 vezes para 2022.

Inscreva-se no curso de assessor de marketing e seja sócio da maior assessoria de marketing do Brasil

Mais de Marketing

Amstel traz Amsterdã ao Rio Pinheiros em evento com passeio de balsa gratuito

Heinz lança molho 'Barbiecue' em parceria com a Mattel

Cauã Reymond fica preso em elevador com fã em nova campanha

RD Summit 2024 anuncia data e primeiros nomes da programação

Mais na Exame