Exame Logo

Renda fixa: diversificação é regra para obter retornos maiores

A rentabilidade dos ativos deve subir com a alta esperada da Selic, mas quem quiser retorno maior terá de buscar títulos de médio e longo prazo

Renda fixa: saiba como estar preparado para o aumento esperado da taxa Selic ao longo de 2021 (Cyla Costa/Exame)
BA

Bianca Alvarenga

Publicado em 14 de janeiro de 2021 às 05h38.

Última atualização em 1 de março de 2021 às 17h46.

O que saber antes de investir em renda fixa em 2021:

O ano de 2021 não será de retornos fáceis e de curto prazo para a renda fixa. Há uma expectativa de aumento da taxa Selic no segundo semestre, afastando um pouco a taxa de juro do atual piso histórico de 2% ao ano. A taxa deve chegar a 3,25% ao ano em dezembro, segundo projeções da pesquisa Focus, do Banco Central. Ainda assim, é um patamar bastante baixo.

Veja também

Conhecer seu perfil de investidor(a) é essencial para saber como e quanto investir em renda fixa.Faça o quiz da EXAME e descubra o seu.

Isso significa que, além de diversificar seus recursos entre várias categorias de ativos para tentar obter uma rentabilidade melhor do que a do CDI, uma vez que a taxa que referencia o retorno da renda fixa vem perdendo até para a inflação, os investidores devem buscar a diversificação dos próprios ativos de renda fixa de sua carteira.

Os títulos de dívida continuam indicados pelo menos para a parcela dos recursos que será usada logo ou que corresponde à reserva de emergência. Mas diferentes tipos de títulos têm perspectivas de retorno diversas. Não é o momento de comprar títulos públicos como Tesouro IPCA + ou Tesouro prefixado com vencimento em um ou dois anos — esses são exemplos de papéis que andam com retorno muito baixo atual­mente.

A recomendação dos especialistas é alongar a carteira. Odilon Costa, analista de renda fixa do banco de investimentos BTG Pactual, do mesmo grupo quecontrola a EXAME, sugere investir em títulos públicos ou privados com prazo superior a cinco anos atrelados ao IPCA, o índice oficial de inflação ao consumidor, medido pelo IBGE.

“Além da remuneração atrativa, o título oferece proteção contra o aumento dos preços. Papéis de longo prazo, caso vendidos antes do vencimento, podem apresentar ganhos ou perdas de capital. No entanto, esse risco pode ser gerido. Quanto menor for o prazo do título, menor será o risco de mercado caso o investidor opte por uma saída antecipada”, diz Costa.

A projeção de inflação para 2021 está em 3,3% (segundo o Focus), mas é possível que os preços subam um pouco mais que o esperado. Não é um aumento fora de controle, porém uma inflação que pode incomodar. Aplicações que proporcionam proteção contra a alta dos preços podem ser interessantes.

Embora no curto prazo o perigo inflacionário seja pequeno, é importante lembrar que os bancos centrais despejaram um caminhão de dinheiro nos mercados, o que pode ter algum efeito de inflação no futuro, diz Alan Ghani, especialista em renda fixa da EXAME Research.

Entre os títulos privados indexados à inflação, opções como debêntures incentivadas, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) continuam atrativas, já que a remuneração desses papéis normalmente acompanha a de um título público similar e inclui um prêmio de crédito, que varia entre 0,5 e 0,75 ponto percentual ao ano no caso de títulos com boa qualidade de crédito (rating AAA).Isso sem considerar que os títulos são isentos de imposto de renda sobre ganhos de capital, o que amplia sua rentabilidade líquida.

Existem ainda os fundos de investimento que aplicam nesses títulos de crédito de empresas. A necessidade das empresas de levantar recursos para dar tração à recuperação pós-pandemia também deve impulsionar os rendimentos de títulos de médio e longo prazo. Pode ser uma boa opção para o investidor que prefere contar com a experiência de um gestor de fundos, que acompanha o mercado mais ativamente.

“Por um lado, a gestão ativa dos fundos permite que o investidor obtenha um desempenho melhor até do que teria se comprasse os papéis por conta própria, a depender da estratégia adotada. Por outro, a gestão ativa implica em operações diversas que aumentam a volatilidade do fundo e que não dão garantia de rentabilidade”, diz Ghani.

-(Arte/Exame)

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

 

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

Acompanhe tudo sobre:BTG PactualExame Researchfundos-de-renda-fixarenda-fixaTesouro Direto

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame