De zerada a vendida: Verde Asset passa a apostar contra bolsa após pacote fiscal
A gestora de Luis Stuhlberger disse que o governo optou por um “populismo patente” ao apresentar o pacote fiscal acompanhado de um corte de impostos agressivo
Editora de Finanças
Publicado em 11 de dezembro de 2024 às 14h41.
Última atualização em 11 de dezembro de 2024 às 16h58.
A Verde Asset, gestora de Luis Stuhlberger, alterou sua posição na bolsa brasileira após o anúncio do pacote fiscal, passando de zerada para vendida, e intensificou sua compra de dólar contra o real.Em carta divulgada, a gestora criticou as decisões econômicas do governo, apontando para impactos negativos na credibilidade fiscal.
Segundo a Verde, o governo optou por um “populismo patente” ao apresentar o pacote fiscal acompanhado de um corte de impostos agressivo. A gestora argumenta que há uma assimetria nas chances de aprovação pelo Congresso: “É alta a probabilidade de aprovação do corte de até cinco mil reais, mas bem mais baixa para toda a nova metodologia do Imposto de Renda com aumento para rendas mais altas.”
A carta também ressalta que a política econômica está desancorada e que apenas a atuação do Banco Central oferece algum controle inflacionário. “Com este sinal de transformação do pacote num trem da alegria mirando 2026, decidimos proteger a exposição do fundo aos ativos brasileiros."
Cenário global e vitória de Trump
No âmbito global, a vitória eleitoral de Donald Trump e a formação de sua equipe de governo dominam as expectativas. O foco em tarifas e imigração, especialmente com impacto sobre a China, deve ser uma das primeiras medidas do novo governo, segundo a gestora.
A Verde destaca que a indicação de Scott Bessent para o Tesouro e de Elon Musk e Vivek Ramaswamy para o Departamento de Eficiência do Governo reforçam o controle fiscal, contribuindo para a estabilidade das taxas de juros longas nas últimas semanas.
Em suas alocações, a Verde manteve posições importantes:
- Exposição global, com hedge parcial em juros nominais nos EUA.
- Venda do euro e redução da posição comprada na rúpia indiana e vendida no renminbi chinês.
- Redução marginal em criptoativos após alta recente.
- Posição comprada em petróleo e manutenção de livros de crédito high yield local e global.