São Paulo – Clientes do programa de fidelidade Smiles agora podem comprar passagens aéreas e outros produtos sem precisar fazer 100% do pagamento com milhas, completando o valor que for necessário em dinheiro.
Antes, apenas passagens de voos da GOL podiam ser pagas com dinheiro e milhas, mas agora as passagens internacionais, realizadas com companhias aéreas parceiras do programa, assim como produtos da loja virtual, também aceitam essa forma de pagamento.
“Clientes que poderiam ter suas milhas expiradas por não possuir um volume suficiente para comprar a passagem, agora poderão fazer o resgate mesmo com poucas milhas. Isso democratiza o acesso”, afirma Leonel Andrade, presidente da Smiles.
Segundo Andrade, a ampliação do produto Smiles & Money, que permite a compra com milhas e dinheiro, vem em boa hora já que flexibiliza as possibilidades de pagamento dos clientes em um momento no qual os orçamentos estão mais apertados, em virtude da crise.
Ele explica, no entanto, que o novo modelo de pagamento não foi proposto por causa da crise. Já era algo planejado há algum tempo, que pôde ser concretizado com a implementação do novo sistema de busca da empresa, lançado no fim de outubro.
Na prática, o cliente agora terá quatro opções de pagamento. A primeira delas é o pagamento convencional, feito inteiramente com milhas. As outras três opções combinam: o pagamento de uma parcela maior em milhas e menor em dinheiro; metade em milhas e metade em dinheiro; ou uma parcela maior em dinheiro e outra menor em milhas.
Essas opções serão definidas previamente pelo sistema. Assim, o cliente não poderá fazer exatamente a combinação que quiser, ele deverá observar as formas de pagamento propostas pelo site.
Crescimento em resgates internacionais
Além da GOL, a Smiles conta hoje com 12 companhias aéreas parceiras: Air Canada, Delta, AirFrance, KLM, Qatar, Aerolíneas Argentinas, Aeromexico, Etihad Airways, TAP, Alitalia, Copa Airlines e Korean Air. Ainda que as parcerias com a Air Canada e a Aeromexico já estejam fechadas, os voos de ambas as companhias não estão disponíveis por enquanto.
Juntas, essas empresas oferecem 700 mil opções de passagens aéreas em um intervalo de 330 dias.
Mesmo diante da queda na demanda por voos internacionais, por causa da crise, Leonel Andrade ressalta que a Smiles tem elevado a emissão de passagens para o exterior. Nos primeiros nove meses do ano, o programa registra um aumento de quase 70% nos resgates internacionais, em relação ao mesmo período de 2014.
“A ampliação dos voos internacionais está trazendo mais clientes de alta renda. Clientes que tipicamente viajavam com concorrentes estão vindo para a Smiles com o aumento da oferta de passagens para o exterior”, afirma o presidente da Smiles.
O aumento dos resgates internacionais foi possibilitado principalmente pelas parcerias fechadas ao longo dos primeiros nove meses do ano com as companhias Alitalia, Copa Airlines e Korean Air.
Ao considerar todas as parcerias, hoje a Smiles oferece opções de voos para mais de 160 países.
-
1. Planeje-se
zoom_out_map
1/7 (anyaberkut/Thinkstock)
São Paulo - Começar agora a planejar as
viagens que serão realizadas durante os feriados prolongados de 2016 é uma boa estratégia para conseguir descontos nos preços de
hotéis e
passagens aéreas. Isso porque, quanto maior a antecedência da compra, menor é a demanda e, consequentemente, maior é o interesse das empresas em incentivar a ocupação de quartos e assentos em voos. Para auxiliar os viajantes nesta pesquisa, levantamento do Kayak aponta os destinos nacionais e internacionais que registram hoje os menores custos médios em reservas de hotéis e passagens marcadas para os principais feriados prolongados do ano que vem: Carnaval (09/02), Paixão de Cristo (25/03), Tiradentes (21/04), Corpus Christi (26/05) e Proclamação da República (15/11). Para elencar os destinos mais acessíveis, o Kayak utilizou a ferramenta
Explore, que mostra as cidades que oferecem os melhores preços médios de passagens aéreas de ida e volta em cada mês do ano. Posteriormente, o site também levantou os preços de diárias de hotéis três estrelas em cada um desses destinos. Todas as simulações de preços, feitas no dia 3 de dezembro, consideraram o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, como local de partida. O site considerou os destinos mais acessíveis entre os mais buscados pelos viajantes. De acordo com o buscador, o ideal é que os viajantes comecem a se programar para a viagem com pelo menos 90 dias de antecedência (
veja qual a antecedência ideal para pagar menos na passagem aérea). O site recomenda também criar alertas de preços de voos e preços de hotéis para encontrar ofertas. Confira nas fotos a seguir os destinos nacionais e internacionais mais acessíveis para viajar em cada feriado de 2016, de acordo com o Kayak:
-
2. Carnaval (09/02)
zoom_out_map
2/7 (claudiodoenitzperez/Thinkstock)
Para quem gosta de conhecer outros países,
Santiago, no Chile, e
Buenos Aires, na Argentina, estão com bons preços em fevereiro. Um voo para Santiago no mês pode partir de 580 reais e, para a capital argentina, de 1.080 reais. Um hotel três estrelas na capital chilena sai por cerca de 90 reais por dia e, em Buenos Aires, por 105 reais. Entre os destinos nacionais, duas opções para passar o Carnaval com bom preço são
Florianópolis e
Rio de Janeiro. Na capital catarinense, as passagens custam a partir de 350 reais no mês e diárias de hotéis têm preços que partem de 160 reais. Para o Rio de Janeiro, as passagens custam a partir de 200 reais e as diárias de hotéis três estrelas custam 200 reais, em média.
-
3. Páscoa (25/03)
zoom_out_map
3/7 (Thinkstock/DC_Colombia)
O feriado de três dias é uma oportunidade para conhecer países vizinhos do Brasil. Um voo para
Montevidéu, no Uruguai, por exemplo, custa, em média, 760 reais. Já a viagem para
Bogotá, na Colômbia, sai por 1.069 reais. Os hotéis de três estrelas cobram diárias a partir de 140 reais na cidade uruguaia e a partir de 70 reais em Bogotá.
-
4. Tiradentes (21/04)
zoom_out_map
4/7 (Divulgação)
O feriado cairá numa quinta-feira, e os brasileiros que pretendem emendar a sexta-feira podem conhecer Balneário Camboriú ou
Belo Horizonte. As duas cidades registram preços acessíveis no mês. Um voo até Balneário custa, em média, 300 reais em abrill, e, para Belo Horizonte, 314 reais. Os destinos também têm hotéis três estrelas em conta: na cidade catarinense é possível se hospedar a partir de 130 reais por dia e, na cidade mineira, a partir de 110 reais.
-
5. Corpus Christi (26/05)
zoom_out_map
5/7 (Ricardo Stricher/Arquivo PMPA)
As cidades de Dourados, no
Mato Grosso do Sul, e
Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, são opções com bons preços para visitar no feriado de Corpus Christi, que cairá em uma quinta-feira. Um voo de ida e volta, por exemplo, pode sair em média por 480 reais para as duas cidades. Os hotéis três estrelas têm preços que partem de 150 reais por dia na cidade sul-mato-grossense e de 100 reais na capital gaúcha.
-
6. Proclamação da República (15/11)
zoom_out_map
6/7 (Divulgação/Embratur)
Para aproveitar esse feriado,
Fortaleza, no Ceará, tem preços acessíveis de voos e hotéis: as passagens para a cidade (com embarque em São Paulo) saem por cerca de mil reais. Já os hotéis três estrelas na cidade custam a partir de 140 reais por dia.
-
7. Agora conheça 7 destinos na América do Sul para driblar a alta do dólar
zoom_out_map
7/7 (blyjak/Thinkstock)