Minhas Finanças

Retido na malha fina pode agendar atendimento pela web

Por Fabio Graner Brasília - A Receita Federal informou hoje que os contribuintes que estão retidos na malha fina poderão agendar pela internet atendimento para apresentação de documentos ou comprovantes relativos a pendências encontradas pelo fisco na declaração. O agendamento pode ser feito por meio do extrato eletrônico do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2013 às 10h36.

Por Fabio Graner

Brasília - A Receita Federal informou hoje que os contribuintes que estão retidos na malha fina poderão agendar pela internet atendimento para apresentação de documentos ou comprovantes relativos a pendências encontradas pelo fisco na declaração. O agendamento pode ser feito por meio do extrato eletrônico do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) - onde aparece o tipo de pendência que deixou o contribuinte na malha - ou por meio do sistema "Malha Fiscal - Atendimento", mecanismo exclusivo para contribuintes que já receberam intimação.

Normalmente, os contribuintes retidos em malha fina por conta de uma ou mais pendências em suas declarações são chamados a prestar esclarecimentos por meio de intimação formal da Receita, que requer a apresentação dos comprovantes e documentos relativos à pendência. Com a nova ferramenta, o contribuinte que sabe qual é a pendência que o deixou na malha pode se antecipar para tentar regularizar sua situação, inclusive definindo a data e a hora em que pretende levar os comprovantes ao Fisco.

A Receita ressalta que o agendamento só pode ser feito pela internet. Na véspera da data escolhida, o contribuinte receberá via mensagem de texto por celular (SMS) o lembrete do agendamento. Após a entrega dos documentos, a Receita informa que não será mais permitido retificar a declaração. O resultado da solicitação deverá ser acompanhado pelo contribuinte no extrato do IRPF na internet, que pode ser acessado com um "código de acesso" - gerado a partir do CPF e do recibo da última declaração de rendimentos.

Também já está na página da Receita a versão de testes do programa IRPF 2010, para que os contribuintes possam de antemão conhecer o aplicativo e suas novidades em relação a 2009, além de fazer críticas e sugestões, que podem ser encaminhadas ao Fisco pelo endereço eletrônico irpf.beta@receita.fazenda.gov.br.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Quais sites evitar na Black Friday 2024? Veja lista

Black Friday 2024: quais são os golpes mais comuns e como se proteger

Ampliação de portfólio e aposta Open Finance: a estratégia do Bom Pra Crédito para crescer

Mega da Virada de R$ 600 milhões: saiba como apostar e quanto pode render na poupança