Exame Logo

Quero ganhar mais dinheiro que na poupança. Onde investir?

Internauta tem 30 mil reais na caderneta de poupança, faz economias todo mês e pergunta onde aplicar os recursos para obter mais rendimentos

Cofrinho em formato de porco: Títulos públicos e letras de crédito são opções (Imaes_of_money/Flickr)
DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2014 às 16h05.

Dúvida da internauta: Eu e meu marido temos 30 mil reais napoupançae guardamos 3 mil reais por mês. Onde é melhorinvestirpara obter rendimento maior do que o da poupança?

Resposta de Samy Dana*

Veja também

Primeiramente, parabéns pela iniciativa de poupar e investir com regularidade.

Considerando que você possui um perfil conservador , os instrumentos financeiros mais interessantes para criar uma poupança no curto e médio prazo são os de renda fixa .

Sugiro investir os 30 mil reais aplicados na caderneta de poupança em Letras de Crédito Imobiliário ( LCIs ) ou em Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs); e indico a aplicação dos aportes mensais de 3 mil reais em títulos públicos federais do Tesouro Direto .

A migração dos recursos da caderneta de poupança para as LCIs e LCAs é uma boa alternativa, pois essas aplicações registram, geralmente, retornos superiores à poupança e riscos semelhantes.

É muito importante verificar o porcentual do Certificado de Depósito Interbancário ( CDI ) que as LCIs e LCAs do seu banco estão pagando.

O CDI tem valor próximo ao da taxa básica de juros ( Selic ) e serve como base para o rendimento de aplicações em renda fixa. Um porcentual razoável de rendimento é em torno de 85% do CDI.

Importante notar que instituições financeiras de menor porte tendem a oferecer taxas de retorno mais atraentes para aplicações nas letras de crédito quando comparadas aos bancos de grande porte. Portanto, é importante pesquisar.

Em relação aos aportes mensais de 3 mil reais, recomendo a aplicação em dois títulos do Tesouro Direto: a Letra Financeira do Tesouro (LFT) e a Nota do Tesouro Nacional série B (NTN-B).

O primeiro título é bastante conservador, e seu rendimento varia de forma semelhante à Selic. O segundo título rende a inflação calculada pelo IPCA mais juros, o que garante ganho real, ou seja, acima da inflação.

Com essas aplicações você pode obter, atualmente, um retorno de aproximadamente 0,70% ao mês, maior do que o da caderneta de poupança.

O rendimento da poupança é igual em todos os bancos?

[videos-abril id="814f863bb4cd2c66e0d72fb573ea3bb9" showtitle="false"]

(*) Samy Dana é Ph.D. em Business, professor da FGV e coordenador do Núcleo de Cultura e Criatividade GV Cult. É consultor de empresas nacionais e internacionais dos setores real e financeiro e de órgãos governamentais, além de autor de livros de finanças pessoais.

Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta de especialista? Deixe seu comentário abaixo!

Envie outras perguntas sobre aposentadoria para seudinheiro_exame@abril.com.br

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasdicas-de-financas-pessoaisImigraçãoLCALCIPoupançarenda-fixaTesouro Direto

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame