Nove em cada dez brasileiros acreditam que carteiras digitais são seguras
Segundo pesquisa da Serasa, brasileiros consideram as carteiras digitais ferramentas confiáveis para realizar compras pela internet
Fernanda Bastos
Publicado em 23 de junho de 2022 às 09h48.
87% das pessoas no Brasil consideram as carteiras digitais seguras, segundo pesquisa da Serasa Experian . Já a percepção global cai para 72%. O levantamento foi realizado em março de 2022 e traz informações sobre a maneira online que os consumidores interagem com empresas.
As carteiras digitais são contas que podem ser acessadas por dispositivos móveis para compras online e offline . Com o distanciamento gerado pela pandemia do covid-19 processo digitais como os de pagamento se popularizaram e mudaram a relação entre os consumidores e os pagamentos.
Ainda de acordo com a pesquisa, 87% dos brasileiros também declararam confiar nos aplicativos de e-commerce para realizar as suas compras online, ante 65% no contexto mundial.
Mesmo assim, o cartão de crédito tradicional ainda é o meio de pagamento mais lembrado pelos brasileiros (90%). Já para os consumidores globais, apenas 80% dos entrevistados consideram o cartão de crédito o meio mais lembrado para realizar pagamentos.
A pesquisa também trata sobre a confiança dos usuários em pagamentos feitos por códigos QR. No Brasil, 82% das pessoas se sentem seguras ao realizar este tipo de transação. Já a média de todos os países ouvidos mostra que essa confiança cai para 65%.
“A pandemia inseriu ainda mais as carteiras digitais na vida das pessoas. Esse tipo de pagamento simplifica a jornada do cliente, tornando-a mais ágil e segura. A pesquisa também aponta que os consumidores desejam uma experiência online positiva e que os principais fatores que contribuem para isso são segurança e conveniência no acesso a produtos ou serviços”, comenta Caio Rocha, head de produtos de verificação de identidade e prevenção à fraude da Serasa Experian.