EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
Uma das ofertas iniciais de ações mais esperadas do mercado brasileiro pode deslanchar com a decisão da Visa de fazer o maior IPO da história dos Estados Unidos. A Visa, maior empresa de cartões de crédito do mundo, anunciou que planeja levantar até 17 bilhões de dólares com a oferta nos EUA de mais de 400 milhões de ações.
No Brasil, o processamento das transações dos cartões de bandeira Visa cabe à Visanet, uma empresa de capital fechado controlada por um grupo de bancos brasileiros que inclui o Bradesco (40% do capital), o Banco do Brasil (31%) e o Real (14%). A Visanet presta serviços a dezenas de instituições financeiras e interliga mais de 1 milhão de estabelecimentos comerciais brasileiros processando transações de cartões de crédito, débito e vales.
Há anos o mercado especula sobre o IPO da Visanet. Para a corretora SLW, com o bom momento do mercado brasileiro e o IPO da Visa podem ser criadas as condições necessárias que finalmente a oferta se concretize.
No ano passado, a maior concorrente da Visanet no Brasil, a Redecard, realizou uma bem-sucedida oferta inicial de ações, que levantou 4,6 bilhões de reais. Os controladores da Redecard (Unibanco, Itaú e Citigroup) já informaram que planejam fazer uma nova oferta de ações neste ano.