IPVA 2025: consumidor pode usar crédito da Nota Fiscal Paulista para pagar imposto; veja como
A Secretaria da Fazenda afirma que o mês de outubro é o único período do ano em que os consumidores podem utilizar seus créditos com essa finalidade
Redação Exame
Publicado em 14 de outubro de 2024 às 16h02.
O usuário cadastrado no programa Nota Fiscal Paulista pode utilizar seus créditos até 31 de outubro para pagar, total ou parcialmente, o IPVA de 2025 do seu veículo. A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo lembra queoutubro é o único período do ano em que os consumidores podem utilizar seus créditos com essa finalidade.
Como utilizar os créditos para pagar o IPVA
Os interessados em usar os créditos do programa devem fazer essa opção diretamente no site da Nota Fiscal Paulista. O processo é simples:
- Acesse o menu “Conta corrente”
- Clique em “Utilizar Créditos”
- Escolha a opção “Quitação ou abatimento no valor do IPVA”
O veículo indicado precisa estar registrado em nome do usuário cadastrado para que a operação seja válida. [Grifar] A operação é irretratável: em caso de venda do veículo, não será possível desfazer a transação.
Restituição e outros detalhes
O consumidor pode escolher entre enviar o valor integral ou parcial para o abatimento do IPVA. Caso envie mais do que o necessário para quitar o imposto, o saldo excedente será restituído na conta da Nota Fiscal Paulista.
Números da utilização dos créditos
Em outubro de 2023, 13.398 consumidores optaram por utilizar seus créditos para o pagamento do IPVA, totalizando cerca de R$ 478,6 mil.