Exame Logo

INSS suspende atendimento nas agências por 15 dias devido à covid-19

As medidas visam proteger segurados e prevenir contágio pelo novo coronavírus

INSS: serão interrompidos os atendimentos não programados nas unidades do INSS (Agência Brasil/Agência Brasil)

Karla Mamona

Publicado em 18 de março de 2020 às 15h47.

Última atualização em 18 de março de 2020 às 17h38.

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) suspendeu o atendimento nas agências pelo período de 15 dias. A Portaria nº 375 com essa determinação, assinadaontem17, está na edição dehojedo Diário Oficial da União.

Segundo a portaria, serão interrompidos os atendimentos não agendados nas unidades do INSS. Durante o período, apenasserão aceitas as perícias médicas previdenciárias, avaliações e pareceres sociais dos benefícios previdenciários e assistenciais.

Veja também

O instituto também vai continuar cumprindo “exigências de requerimentos de benefícios previdenciários e assistenciais.” Outros serviços do INSS deverão ser reagendados posteriormente.

As medidas visam proteger os segurados e prevenir o contágio pelo novo coronavírus.

Para evitar aglomerações na sala de espera da unidade, a portaria também restringiu o acesso livre aos postos de atendimento do INSS. A norma assinada pelo presidente do instituto, Leonardo José Rolim Guimarães, determina que o acesso ao atendimento dos serviços mantidos será limitado apenas aos segurados agendados a cada intervalo de 20 minutos.

Em nota, o INSS informa que “os segurados não precisam se deslocar até uma agência parateracesso aos serviços ou pedir um benefício. Basta acessar o site Meu INSS ou ligar para a Central 135, que funciona desegundaasábadodas 7 às 22 horas. O segurado só deve buscar atendimento presencial se for imprescindível, por exeplo, em caso de perícia médica.”

As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus:

Acompanhe tudo sobre:Aposentadoria pelo INSSCoronavírusINSS

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame