Minhas Finanças

Falta de comunicação é principal queixa contra os bancos

Pouco mais da metade dos brasileiros tiveram algum problema com bancos no último ano, segundo dados da Proteste

Interior de agência do Santander (Paulo Fridman/Bloomberg)

Interior de agência do Santander (Paulo Fridman/Bloomberg)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 30 de julho de 2014 às 10h50.

São Paulo – No último ano, os bancos foram sinônimo de dor de cabeça para quase 60% dos brasileiros, segundo levantamento da Proteste. A falta de comunicação e transparência das instituições financeiras foi o principal motivo para isso.

Tanto que 21% das quase 10 mil pessoas entrevistadas pela associação não faziam ideia das tarifas cobradas pela cesta de serviços da própria conta corrente. Entre aquelas que tinham feito um empréstimo com o banco, 30% também não sabiam quanto pagavam pelos juros. 

Não deu outra: em uma escala de 0 a 100, os bancos brasileiros tiveram nota máxima de 66. No ranking de satisfação entre os entrevistados, o Citibank ficou com a maior pontuação, seguido por Banrisul, HSBC e Itaú. Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal tiveram a mesma nota, 58. Enquanto Santander e Bradesco, as mais baixas: 55 e 56 respectivamente. 

Acompanhe tudo sobre:BancosConsumidoresFinançasdireito-do-consumidor

Mais de Minhas Finanças

Mesmo atingindo pico histórico, número de endividados recuou em 2025

IPVA 2026: Qual estado com maior e menor imposto?

Mega-Sena: concurso acumula e prêmio chega a R$ 35 milhões

IPVA 2026: vence hoje pagamento com desconto para placa final 3 em SP