Minhas Finanças

Branco e prata são as cores de carros preferidas em 2014

Pesquisa da PPG Industries mostra que o branco e o prata são os tons de carros preferidos na América do Sul


	SUV Honda CR-V: Branco é a cor preferida entre os SUVs e prata predomina entre os compactos
 (MARCO DE BARI)

SUV Honda CR-V: Branco é a cor preferida entre os SUVs e prata predomina entre os compactos (MARCO DE BARI)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de novembro de 2014 às 11h30.

São Paulo - Pesquisa anual realizada pela PPG Industries, líder mundial em tintas e revestimentos, mostra que o branco e o prata foram as tonalidades de carro mais populares na América do Sul em 2014.

O levantamento mostra que as duas cores respondem, cada uma, por 32% das preferências dos consumidores. Em seguida, aparecem o preto (13%), cinza (11%), vermelho (8%) e azul (2%).

O branco é a cor preferida nas categorias: SUVs (28%), minivans (52%), picapes (54%) e caminhões leves (36%). Enquanto o prata faz sucesso entre os compactos, como os carros hatches (32%), sedans (35%) e station wagons (30%) e entre os carros de médio porte (32%).

Cores podem ser importante critério para decisão de compra

A cor do carro pode influenciar tanto na depreciação do veículo, quanto no seu risco de roubo. 

Em reportagem anteriormente publicada em EXAME.com, um capitão da Polícia Militar de São Paulo afirmou que carros com cores mais chamativas são evitados pelos ladrões.

Além de serem mais facilmente localizados depois de roubados, eles têm menor procura no mercado paralelo, tanto pela maior dificuldade de revenda (por serem carros que não agradam a todos os gostos), quanto pelo fato de as peças coloridas serem menos buscadas para reposição.

Por outro lado, carros com cores padrão, como branco, preto e prata, são os preferidos porque se camuflam em uma situação fuga e são mais buscados no mercado negro.

Por serem mais populares, as cores padrão também podem conferir ao carro uma facilidade maior na revenda, o que pode reduzir seu nível de depreciação.

Pelo mundo

A pesquisa da PPG também mostrou que no resultado mundial o branco é a cor preferida por 28% dos consumidores, seguido pelo preto (18%), e pelo prata e cinza, empatados em terceiro lugar (13%).

Na Europa, as cores branca (25%), preta (15%) e cinza (14%) também ficaram entre os primeiros colocados. E os tons naturais, como dourados, beges, amarelos, laranjas e marrons, são os tons preferidos de 12% dos consumidores.

O levantamento revelou ainda que, na América do Norte 10% dos carros possuem tons naturais, como dourados, beges, amarelos, laranjas e marrons, cor que têm aumentando sua popularidade nos modelos de porte médio e SUVs.

No continente, as cores vermelha, azul e os tons de verde continuam predominando entre modelos esportivos. As três tonalidades ultrapassaram o prata e o cinza entre os modelos esportivos.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosVeículos

Mais de Minhas Finanças

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2761; prêmio acumulado é de R$ 42,4 milhões

Golpe do Pix errado: entenda como funciona e como se proteger

Caixa paga último lote do PIS esta semana; veja quem recebe

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 43 milhões

Mais na Exame