Minhas Finanças

São Paulo terá apartamentos com 10 metros quadrados

Prédio na região central da cidade terá 72 unidades com a área, que serão vendidas por 100 mil reais cada uma

Planta do apartamento de 10 m² da Vitacon: preço do metro quadrado fica acima da média da região (Vitacon/Divulgação)

Planta do apartamento de 10 m² da Vitacon: preço do metro quadrado fica acima da média da região (Vitacon/Divulgação)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 15 de agosto de 2017 às 16h36.

Última atualização em 22 de agosto de 2017 às 16h49.

São Paulo - Alexandre Frankel, presidente da Vitacon, disse, em 2015, ser possível construir imóveis menores do que 14 metros quadrados, o tamanho das unidades que a incorporadora havia lançado naquele ano.

E, de fato, foi possível: a Vitacon acaba de anunciar que irá lançar um empreendimento em São Paulo com 72 apartamentos com 10 metros quadrados. O preço? 100 mil reais. Ou seja, cada metro custará 10 mil reais.

Apesar de a incorporadora anunciar que o empreendimento está localizado em Higienópolis, ele será erguido no bairro Vila Buarque. Portanto, seu preço, segundo estudo do portal VivaReal, está acima da média da região, que fica próxima ao Centro e no qual o metro quadrado tem valor médio de 7.362 reais.

Por outro lado, o preço por metro quadrado é menor que o de um apartamento de 18 metros quadrados lançado pela concorrente Setin em pleno boom imobiliário. Também localizado na região central da cidade, na época, o apartamento foi anunciado por 270 mil reais.

Planta do studio de 10 m² da Vitacon

Planta do studio de 10 m² da Vitacon (imagem: Divulgação/Vitacon) (Vitacon/Divulgação)

Anunciado pela incorporadora como o mais compacto da América Latina, a planta do menor apartamento do empreendimento Palmeiras-Nova Higienópolis tem espaço para um sofá-cama, TV e um pequeno guarda-roupa. Ao lado, fica o banheiro e, na área comum à sala-quarto, há ainda uma pequena bancada com espaço para um cooktop, pia e uma pequena mesa embutida.

O empreendimento terá, nas áreas comuns, unidade para visitas, cinebar, horta, guarda-entregas, bicicletas para alugar, lavanderia, espaço para coworking, ferramentas e academia equipada. No piso térreo, terá lojas e espaço aberto à população, o que enquadra o empreendimento no novo Plano Diretor da cidade.

O Palmeiras-Nova Higienópolis terá, no total, 111 unidades. Serão 72 unidades com 10 metros quadrados, 14 unidades com 15 metros quadrados, duas unidades de 19 metros quadrados, 22 de 33 metros quadrados e apenas uma com 77 metros quadrados.

Em países que sofrem com a falta de espaço para a construção de novos empreendimentos, como o Japão, apartamentos chegam a ter oito metros quadrados.

Veja abaixo o vídeo que mostra o espaço:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Apartamentosguia-de-imoveisImóveissao-paulo

Mais de Minhas Finanças

DET (Cadastro no Domicílio Eletrônico Trabalhista): o que é, para que serve e obrigatoriedade

‘Em fila de restituição e processada’: entenda o status da sua declaração do IR 2024

Receita Federal prorroga adesão ao Programa Litígio Zero 2024

Prazo final para MEIs e empregadores domésticos se cadastrarem no DET é até 1º de agosto

Mais na Exame