Ações de banco chinês sobem 17,5% em Hong Kong após IPO recorde
Papéis do ICBC, o maior banco de crédito da China, têm grande procura dos investidores e começam o dia em forte alta
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.
As ações do Industrial & Commercial Bank of China (ICBC) subiram 17,5% no princípio do pregão em Hong Kong nesta sexta-feira (27/10). O forte começo já era esperado pelo mercado. Na Bolsa de Valores de Xangai, a alta foi de 9,6% na oferta de 40 centavos de dólar.
O ICBC protagonizou, na semana passada, a maior oferta pública de ações que o mundo já viu. De acordo com o americano The Wall Street Journal, o banco chinês arrecadou 19,07 bilhões de dólares com o lançamento simultâneo nas bolsas de Hong Kong e Xangai.
Os analistas acreditam que a instituição deverá fazer novas ofertas de ações no futuro, dado o grande interesse dos investidores. Na semana passada, em Hong Kong, investidores fizeram fila nos grandes bancos da cidade para obter cópias do prospecto do ICBC, no que já é visto como a mais agitada oferta inicial de ações dos últimos anos. Se a instituição decidir por um novo lançamento, a captação total do maior banco de crédito em ativos da China poderá chegar a 21,7 bilhões de dólares.
O ICBC é um dos quatro grandes bancos controlados pelo governo chinês e foi fundado em 1984, quando o People's Bank of China separou suas operações de crédito e depósito para se focar unicamente em política monetária. A instituição possui 18.000 filiais, 360.000 funcionários e 150 milhões de clientes.