Minhas Finanças

Pagamento do PIS/Pasep será antecipado até junho por coronavírus

Calendário de pagamento do abono salarial se estenderia até dezembro, mas foi modificado em caráter excepcional

Dinheiro: medida faz parte de um pacote para auxiliar trabalhador que encara perda de renda ou desemprego nesse momento de crise (Gabriel Queiroz/Thinkstock)

Dinheiro: medida faz parte de um pacote para auxiliar trabalhador que encara perda de renda ou desemprego nesse momento de crise (Gabriel Queiroz/Thinkstock)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 1 de abril de 2020 às 19h59.

Última atualização em 15 de abril de 2020 às 16h04.

O Ministério do Trabalho anunciou nesta quarta-feira, 1º, que todos os pagamentos do abono salarial do PIS/Pasep serão adiantados para até junho deste ano.

A medida visa auxiliar trabalhadores que enfrentam perda de renda ou desemprego durante a crise provocada pelo coronavírus.

O secretário do Trabalho disse, em entrevista coletiva para anunciar um pacote de benefícios, que o ministério está na fase final, em parceria com o Codefat, para fazer a antecipação de todos os pagamentos deste ano no mês de junho.

Portanto, o calendário que se estenderia até dezembro passará a se encerrar em junho. Com um volume expressivo de recursos aos trabalhadores na ordem de 12 bilhões de reais.

A data dos pagamentos deve ser divulgada nos próximos dias.

Exame Research — 30 dias grátis da melhor análise de investimentos

Quem tem direito ao abono salarial são trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceram atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2019.

Além disso, é preciso estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2019.

Acompanhe tudo sobre:BenefíciosMinistério do TrabalhoPIS/PasepCoronavírus

Mais de Minhas Finanças

Mega-Sena 2.964: ninguém acerta e prêmio vai para R$ 92 milhões

Quanto eu teria hoje se tivesse investido em Embraer no começo do ano?

Quanto eu teria hoje se tivesse investido na Cogna no começo do ano?

Quanto eu teria hoje se tivesse investido R$ 1 mil na bolsa no começo do ano?