12 ações para um ano com menos pechinchas
A BOLSA SUBIU 83% EM 2009 E JÁ DEIXOU ALGUNS PAPÉIS CAROS. SAIBA QUAIS SÃO AS BOAS OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO PARA 2010 NA OPINIÃO DE 40 PROFISSIONAIS DAS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DO PAÍS
Da Redação
Publicado em 5 de julho de 2010 às 11h48.
No início de 2009, poucos analistas tinham dúvidas de que boa parte das ações da BM&F Bovespa estava barata - a questão era se os papéis ficariam ainda mais baratos, caso a instável situação da economia mundial na época perdurasse. Depois da arrancada da bolsa no ano passado - o Ibovespa subiu 83% -, 2010 começa de um jeito totalmente diferente: a maioria dos analistas acredita que haja espaço para valorização, mas ressalta que é preciso separar as ações que subiram demais das que oferecem oportunidades de ganho.
Considerando a relação entre o preço das ações e o lucro das empresas, a bolsa brasileira está mais barata que a maioria dos mercados emergentes, como China, Índia e México. "O Brasil não é uma miragem, mas para fazer bons investimentos no país é preciso avaliar preços", diz Robert Johnson, ex-gestor de mercados emergentes da Soros Fund Management, gestora de recursos do investidor George Soros. "Se eu ainda administrasse carteiras, investiria no Brasil." Para ajudar o investidor que quer pessoalmente escolher quais ações comprar, EXAME perguntou a 40 profissionais dos principais bancos, corretoras e gestoras de recursos do país quais são as ações mais promissoras para o ano. Depois, cruzou as informações com uma pesquisa da consultoria Economática que analisou a relação entre o preço dos papéis e o lucro das empresas. O resultado são as 12 indicações a seguir.
A recomendação dos especialistas é fazer um acompanhamento da situação das empresas ao longo do ano - se houver mudanças significativas, pode ser hora de rever o investimento. Atenção: quem não se sente seguro para montar a própria carteira ou acha que não terá tempo ou paciência para acompanhar o desempenho de cada companhia, recomenda-se que invista na bolsa via fundos de ações.
Vale (VALE5)
Risco: Médio
Setor: Mineração
Por que foi indicada:
Maior produtora mundial de minério de ferro, a principal matéria-prima das siderúrgicas, a Vale vai ganhar com o aumento da demanda de aço em 2010, dizem os analistas. A utilização da capacidade instalada das siderúrgicas - muitas delas na Europa - aumentou de 58% para 75% no último ano. É esperado um novo aumento nos preços do minério de ferro para os próximos meses.
Atenção se...
...a previsão de crescimento do PIB chinês ficar abaixo de 8% e o governo brasileiro retomar a ideia de taxar o minério.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 29
Índice preço-lucro da empresa(2) = 25
Índice preço-lucro do setor = 31
Brasil Foods (BRFS3)
Risco: Médio
Setor: Alimentos
Por que foi indicada:
O aumento da renda das famílias no Brasil e em países emergentes tem elevado o consumo de alimentos, o que beneficia a empresa. Segundo a Gradual Corretora, as sinergias decorrentes da fusão entre a Sadia e a Perdigão, que formou a Brasil Foods em 2009, podem resultar em economia de custos de até 4 bilhões de reais.
Atenção se...
...o Cade impuser restrições à integração das empresas e o real valorizar em relação ao dólar, o que reduziria o lucro das exportações.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 16
Índice preço-lucro da empresa(2) = 118
Índice preço-lucro do setor = 197
Pão de Açúcar (PCAR5)
Risco: Médio
Setor: Varejo
Por que foi indicada:
A união com a Casas Bahia e a aquisição da Globex, controladora do Ponto Frio, devem gerar ganhos de escala e aumentar a eficiência logística do grupo, na opinião dos analistas. Além disso, a corretora Planner espera um crescimento nas vendas de eletroeletrônicos e bebidas neste ano, em razão da Copa do Mundo na África.
Atenção se...
...as vendas de eletrodomésticos caírem a partir de fevereiro, com o fim do IPI reduzido, e se houver restrições à integração das empresas.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 14
Índice preço-lucro da empresa(2) = 32
Índice preço-lucro do setor = 102
Lojas Americanas (LAME4)
Risco: Médio
Setor: Varejo
Por que foi indicada:
A empresa tem um plano que prevê aumentar em 80% o número de lojas até 2013. Os analistas da corretora do Santander preveem que a financeira Americanas Itaú, associação entre a varejista e o banco, vai começar a dar lucro, em razão do aumento das compras parceladas. Também é esperado um crescimento das vendas online por meio da B2W.
Atenção se...
...concorrentes como Casas Bahia, (em integração com o Pão de Açúcar) e Walmart investirem agressivamente em vendas online e reduzirem a fatia de mercado da B2W.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 11
Índice preço-lucro da empresa(2) = 71
Índice preço-lucro do setor = 102
CSN (CSNA3)
Risco: Médio
Setor: Siderurgia
Por que foi indicada:
É uma das siderúrgicas mais lucrativas do mundo porque fabrica aço de maneira integrada: é dona da Casa de Pedra, uma gigantesca mina de minério de ferro, a principal matéria-prima do setor. Neste ano, segundo um relatório do banco Barclays, a CSN deve ganhar com o aumento da venda de aço e minério de ferro no Brasil e no exterior.
Atenção se...
...a CSN, entrar numa guerra de preços para comprar a portuguesa Cimpor e se o preço do aço importado cair.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 9
Índice preço-lucro da empresa(2) = 8
Índice preço-lucro do setor = 13
Marfrig (MRFG3)
Risco: Médio
Setor: Alimentos
Por que foi indicada:
Tem a operação mais lucrativa entre os frigoríficos brasileiros. Segundo a Itaú Corretora, a aquisição da Seara, em setembro de 2009, tornou os resultados da Marfrig menos dependentes da venda de carne in natura e transformou a empresa em uma companhia de alimentos completa, que passa por todas as etapas do processamento de carnes.
Atenção se...
...algum país impuser barreiras sanitárias às carnes brasileiras e se a empresa não tomar medidas para reduzir sua dívida.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 9
Índice preço-lucro da empresa(2) = 12
Índice preço-lucro do setor = 197
Gol (GOLL4)
Risco: Alto
Setor: Transporte aéreo
Por que foi indicada:
A expectativa dos analistas é que o transporte aéreo nacional - que cresceu 17% em 2009 e 30% só em dezembro - continue em alta, com a expansão da economia. Segundo profissionais de mercado, a Gol pode se beneficiar desse cenário mais que sua maior concorrente, a TAM, por ser mais eficiente e mais focada no mercado interno.
Atenção se...
...o real desvalorizar mais de 15% e o preço do petróleo voltar a bater 100 dólares, o que aumenta os custos.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 11
Índice preço-lucro da empresa(3) =
Índice preço-lucro do setor(3) =
OGX (OGXP3)
Risco: Alto
Setor: Petróleo
Por que foi indicada:
Controlada pelo empresário Eike Batista, a OGX tem planos agressivos de crescimento e vem apresentando sucesso em 70% de suas perfurações na bacia de Campos, maior que a média do mercado, de 10%. Analistas esperam que a empresa faça novas descobertas nos próximos meses. Fora isso, a ação entrou para o Ibovespa, o que deve aumentar sua liquidez.
Atenção se...
...a empresa não tiver sucesso na extração de petróleo dos poços, algo que ainda não começou a fazer.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 11
Índice preço-lucro da empresa(2) = 208(4)
Índice preço-lucro do setor = 15
Itaúsa (ITSA4)
Risco: Médio
Setor: Bancos
Por que foi indicada:
É a holding que controla o Itaú Unibanco. Os analistas esperam que os ganhos de sinergia da fusão entre os bancos, ocorrida em 2008, apareçam nos resultados deste ano. O desempenho também deve ser beneficiado pelo esperado aumento do crédito. Além disso, a Itaúsa, controladora da Duratex, pode ganhar com a expansão do setor imobiliário.
Atenção se...
...a maior concessão de crédito aumentar a inadimplência e se crescer a concorrência dos bancos públicos.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 8
Índice preço-lucro da empresa(2) = 17
Índice preço-lucro do setor = 27
Petrobras (PETR4)
Risco: Alto
Setor: Petróleo
Por que foi indicada:
Graças à descoberta de reservas, a Petrobras é vista como uma das poucas grandes empresas do mundo com capacidade de aumentar a produção. É positivo o atual patamar do preço do petróleo, que, segundo os analistas, deve se manter em 70 dólares neste ano, ante a média de 60 dólares de 2009.
Atenção se...
...houver diluição dos minoritários na capitalização que será feita em 2010 e se os custos de exploração do pré-sal reduzirem o lucro.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 19
Índice preço-lucro da empresa(2) = 12
Índice preço-lucro do setor = 15
BM&F Bovespa (BVMF3)
Risco: Alto
Setor: Finanças
Por que foi indicada:
Uma das maiores bolsas de ações e derivativos do mundo, é pouco endividada e não precisa fazer grandes investimentos em tecnologia e instalações, o que faz dela uma boa pagadora de dividendos. Os analistas também esperam que as negociações de altíssima velocidade, um mercado ainda em desenvolvimento no país, aumentem o volume de negócios.
Atenção se...
...houver fortes aumentos de juros nos países ricos, o que pode atrair investimentos que viriam para a bolsa.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 9
Índice preço-lucro da empresa(2) = 35
Índice preço-lucro do setor = 35(5)
Brookfield (BISA3)
Risco: Alto
Setor: Construção civil
Por que foi indicada:
A empresa atua no segmento de escritórios, visto como promissor, e está desenvolvendo projetos de imóveis para a baixa renda para aproveitar o programa Minha Casa, Minha Vida, do governo. A Brookfield já levantou recursos para financiar essa nova fase, com a emissão de debêntures e uma oferta de ações de quase 600 milhões de reais em 2009.
Atenção se...
...os projetos para a baixa renda não forem aprovados no Minha Casa, Minha Vida.
Quantos analistas recomendaram a ação(1) = 8
Índice preço-lucro da empresa(2) = 22
Índice preço-lucro do setor = 29