Exame Logo

Quem subiu e caiu na bolsa em agosto

Papéis da Net e Braskem lideraram a ponta positiva, enquanto B2W e JBS amargaram fortes perdas

Bolsa cai 3,5% em agosto e continua no vermelho em 2010 (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2010 às 19h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h40.

São Paulo - A bolsa brasileira voltou a ser afetada pelo cenário externo no mês de agosto. O crescimento das preocupações com a economia americana minou a recuperação desenhada pelo Ibovespa no mês de julho, quando subiu 11%. Com a queda de 3,5% em agosto, a índice acumula baixa de 5% em 2010, aos 65.145 pontos. "Os recursos estrangeiros saíram porque os indicadores da economia americana vieram ruins. O mercado acompanhou as bolsas estrangeiras", analisa Hamilton Moreira Alves, estrategista do BB Investimentos.Depois da Europa assustar o mundo com as elevadas dívidas públicas dos PIIGS (Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha), agora o foco dos investidores retornou aos EUA. Para o analista do BB, é difícil ainda acreditar em uma recuperação no mês de setembro. "O cenário ainda não está favorável. O mercado está bastante sensível com os indicadores americanos", diz. Moreira Alves lembra que os dados do mercado de trabalho, a serem divulgados nesta sexta-feira, serão bastante analisados para indicar o ritmo da desaceleração econômica nos EUA.

Além disso, a fraca performance da Petrobras no mês, afetada pelas incertezas com a capitalização da estatal, também pesaram sobre o índice. Os papéis preferenciais caíram 5,75% no mês. As ações ordinárias recuaram 7%. A Vale também foi afetada pela perspectiva de menores preços do minério de ferro na China no último trimestre. As ações ordinárias caíram 3,4% e as preferenciais de classe A recuaram 2,9%. Confira a seguir as ações que mais subiram e caíram no mês:
  • 2. Queda de 17,1%: Mercado vê risco em cumprimento das metas da B2W

    2 /5(Paulo Liebert/ Agência Estado)

  • São Paulo - O mercado está preocupado com o cumprimento das metas de crescimento das receitas da B2W (BTOW3) em 2010. Os questionamentos em relação ao desempenho da varejista eletrônica, que detém as marcas Submarino.com e Americanas.com, cresceram após a publicação dos resultados do segundo trimestre do ano. As ações da varejista online B2W despencaram quase 7,3% após a empresa anunciar uma queda de 67% no lucro obtido durante o segundo trimestre do ano.

    "O aumento de competição tem aparecido há alguns trimestres e o mercado vem esperando uma melhora operacional que não chega", afirma Juliana Campos, analista da Ativa Corretora. Um dos principais fatores que explicam a baixa está relacionado ao cumprimento das metas de crescimento de receitas em 2010. A B2W tinha projetado um crescimento entre 15% e 35% para o ano, porém já revisou o intervalo para entre 15% e 20%."Continuamos achando que dá para fazer de 15% a 20% de crescimento nesse ano. Temos monitorado a concorrência, e feito com mais inteligência a oferta de compras parceladas para os clientes", explicou a empresa durante teleconferência realizada após a publicação dos resultados.  A B2W atribuiu o resultado a mudanças nos critérios de tributação, porém os analistas de mercado chamam a atenção para o avanço da competição no varejo online. "O mercado está muito agressivo em preço com outras empresas chegando", explica Juliana.

    A analista tem recomendação de compra para os papéis, com preço-alvo em torno de 60 reais. Apesar disso, ela lembra que o investidor precisa ficar atento ao desempenho da empresa no curto-prazo. "Se a receita não acelerar no terceiro trimestre, a nossa perspectiva cai e vamos revisar para baixo o valuation. De uma maneira geral, o resultado do segundo semestre será muito importante", explica.
  • 3. Alta de 17,7%: Oferta da Embratel garante valorização da Net

    3 /5(Luis Ushirobira)

  • São Paulo - As ações da NET (NETC4) decolaram logo no início do mês. No dia 5 de agosto, a Embratel lançou uma oferta de 4,6 bilhões de reais pela totalidade das ações preferenciais da Net. Os papéis da operadora de TV reagiram logo na abertura dos negócios com uma alta de 14,55%, negociadas a 22,90 reais. A Embratel, que é dividida entre o grupo Globo, da família Marinho, e Telmex, do magnata mexicano Carlos Slim,  propôs pagar à vista 23 reais por ação preferencial.

    A oferta pública, intermediada pelo Itaú BBA, é destinada apenas aos acionistas preferenciais da companhia. A Embratel participações já é dona 5,4% das ações preferenciais e 35,8% das ações ordinárias da NET. O grupo Globo possui 51% das ações com direito a voto, enquanto a Telmex tem 49 % . Segundo a Embratel, que oferece também telefonia fixa e serviços de TV paga, a Net tem 48 por cento do mercado de televisão por assinatura do país e 25 por cento do segmento de banda larga, com uma rede que atinge mais de 11,1 milhões de domicílios.

    O anúncio acontece no momento em que o grupo controlado pelo magnata mexicano Carlos Slim consolida suas operações na América Latina em meio ao forte acirramento da competição com a espanhola Telefônica. A oferta pública de aquisição de ações (OPA) das ações da Net foi recentemente adiada do dia 9 de setembro para 29 de setembro.
  • 4. Queda de 13,4%: JBS afetada por resultados e incertezas com aquisições

    4 /5(Cláudio Rossi)

    São Paulo - As ações do maior frigorífico do mundo, o JBS (JBSS3), figuraram na segunda posição negativa do Ibovespa em agosto. Uma série de notícias negativas pesou sobre as ações da empresa. Primeiro, o resultado da companhia decepcionou o mercado. O lucro líquido ficou 3,7 milhões de reais no segundo trimestre de 2010, um recuo de 97,1% na comparação com o resultado obtido no mesmo período de 2009, que foi de R$ 125,8 milhões.Em relação ao primeiro trimestre deste ano, quando o lucro líquido ficou em 99,4 milhões de reaus, a queda foi de 96,3%. De acordo com a companhia, a demanda por capital de giro, assim como o impacto da volatilidade cambial durante o trimestre, foram as principais causas da redução do lucro. As ações da empresa recuaram 13,37% no mês. No ano, a queda acumulada já chega a 19,8%. Os papéis são negociados a 7,45 reais.

    Além disso, a empresa parece também ter deixado claro que não pretende realizar a oferta pública de ações da sua unidade americana em 2010. O presidente da empresa, Joesley Mendonça Batista, disse que seria mais vantajoso pagar uma multa de 300 milhões de dólares ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) do que vender as ações ainda este ano. Pelo acordo com o banco de fomento, que se comprometeu a investir 2 bilhões de dólares por meio da subscrição de debêntures conversíveis em ações do JBS USA,  a empresa terá que pagar a multa caso o IPO não saia ainda em 2010.

    Por fim, a empresa marcada pelas várias aquisições que realizou no exterior, enfrenta um problema com os sócios da italiana Inalca que parece estar distante de uma solução. Segundo Batista, o grupo Cremonini, que detém os outros 50 por cento da Inalca - a outra metade foi comprada pelo JBS por 600 milhões de euros - não permite que os brasileiros exerçam o seu direito contratual de indicar o diretor financeiro e de ter acesso às finanças da empresa.
  • 5. Alta de 17,1%: Maior uso de capacidade e resultados impulsionam Braskem

    5 /5(Divulgacao)

    São Paulo - A forte valorização das ações da Braskem (BRKM5) em agosto parece estar ligada em uma nova visão do mercado em relação às atividades da petroquímica. Os analistas têm visto sinergias importantes entre a empresa e a Quattor, adquirida em janeiro de 2010.  O processo de integração levou à identificação de oportunidades de captura de sinergias e criação de valor, cujo montante esperado é de 400 milhões de reais em Ebitda anualizado e recorrente a partir de 2012", disse a empresa.As ações preferenciais de classe A da petroquímica subiram 17,1% no mês, negociadas a 15,48 reais. No ano, a valorização chega a 9,94%.  A petroquímica encerrou o segundo trimestre do ano com lucro líquido de 45 milhões de reais, revertendo o prejuízo de 132 milhões registrado no primeiro trimestre.  A companhia reduziu sua dívida bruta em dólares em 18% no encerramento do segundo trimestre, mediante o pagamento antecipado de dívidas mais onerosas, no montante de 4,1 bilhões de reais.

    "A Quattor mostrou uma recuperação da taxa de ocupação em função do fornecimento mais homogêneo da matéria prima. A taxa está aumentando a cada trimestre", explica o analista Luiz Otávio Broad, da Ágora Corretora. Bernardo Gradin, presidente da petroquímica, tem reclamado que a unidade da Riopol tem apresentado irregularidade de recebimento de etano e propopano, material fornecido pela Petrobras.
  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mercados

    Mais na Exame