Mercados

Veja o que importa na agenda do investidor nesta quarta

Publicação do IPCA será determinante para o mercado de juros futuros


	Inflação na passagem anual pode ficar acima da meta do Banco Central
 (Divulgação/IBGE)

Inflação na passagem anual pode ficar acima da meta do Banco Central (Divulgação/IBGE)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2013 às 05h48.

São Paulo – O principal destaque do dia será a publicação do índice de preços oficial no Brasil para o mês de março. Além disso, nos EUA, a ata da última reunião do Banco Central americano (Federal Reserve) também será acompanhado de perto pelo mercado.

O IBGE divulga, às 9h, o bastante aguardado IPCA (Índice de Preços ao Consumidor – Amplo) para o mês de março. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, já indicou que irá olhar atentamente o resultado do índice para definir o rumo da política monetária, que hoje tem o juro na mínima história de 7,25% ao ano.

“Uma surpresa adversa, com a inflação vindo acima das expectativas, poderia instigar a autoridade a iniciar já na semana que vem, na reunião do Copom do dia 17, um ciclo de ajuste das condições monetárias. Ao contrário, uma surpresa benigna poderia aumentar as chances de que o ciclo de alta da Selic seja desarmado“, explica a LCA Consultores em um relatório.

A consultoria estima que a inflação tenha ficado em 0,5% em março, o que levaria o índice acima da meta na passagem anual ao chegar a 6,62%. “Nesse contexto, é provável que uma parte do Comitê de Política Monetária (Copom) vote por uma elevação imediata de juros.Continuamos a avaliar que isso representaria uma sinalização de que um ciclo de elevação da Selic será iniciado na reunião do Copom de final de maio”, ressalta a LCA.

Às 9h, o IBGE também traz o indicador de emprego e salário na indústria em fevereiro. Às 12h30, o Banco Central publica o fluxo cambial semanal.

Estados Unidos

Nos EUA, o principal evento do dia será a publicação da ata da última reunião do Federal Reserve, às 15h. O mercado conhece ainda, no mesmo horário, o resultado fiscal mensal. Antes, às 8h, é esperado o indicador semanal de pedidos de hipotecas.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Apostas para próximo corte de 50 pb quase zeram após fala de ex-secretário do Tesouro dos EUA

Com projeção de Selic a 13,5%, Felipe Guerra, da Legacy, vê Ibovespa mais caro que a bolsa americana

Payroll forte chancela aposta em corte de 25 bps e aumenta expectativa por pouso suave

Ibovespa fecha no positivo após payroll aumentar expectativa por pouso suave nos EUA