Exame Logo

Previdência desidratada e tudo para ler antes de a Bolsa abrir

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, Meirelles e Padilha concordaram, pela primeira vez, em reduzir o pacote de mudanças da reforma da Previdência

Henrique Meirelles e Eliseu Padilha (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Maurício Grego

Publicado em 17 de outubro de 2017 às 07h52.

São Paulo – Leia as principais notícias desta terça-feira (17) para começar o dia bem informado:

As quentes do dia

Meirelles e Padilha acertam reforma reduzida da Previdência. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o Palácio do Planalto e o Ministério da Fazenda concordaram, pela primeira vez, em reduzir o pacote de mudanças da reforma da Previdência, em um último esforço para tentar votar a proposta ainda neste ano.

Veja também

Por Aécio, Senado deve adiar votação de afastamento. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, pelo menos 11 senadores devem se ausentar da sessão desta terça-feira, 17, o que, segundo aliados, dificulta um resultado favorável ao tucano.

Lula tinha ‘pleno conhecimento das propinas do Mensalão’, diz Pedro Corrêa. Ex-deputado, condenado na Operação Lava Jato, afirma, de acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, em delação premiada que o ex-presidente participou da indicação de Paulo Roberto Costa para a Diretoria de Abastecimento da Petrobrás, foco do cartel de corrupção na estatal entre 2004 e 2014.

CPMI da JBS tem dia decisivo que pode constranger Janot. A comissão deve ouvir nesta terça-feira o procurador Ângelo Goulart Villela, peça chave para as investigações da Lava Jato e que pode deixar o ex-PGR em saia justa.

Caixa libera 1ª fase do PIS/Pasep nesta terça-feira, 17, e deve pagar R$ 6,7 bilhões. Segundo o jornal O Estado de S.P, para a primeira fase, apenas idosos com mais de 70 anos titulares de conta corrente ou poupança individual na Caixa podem retirar os recursos.

Franceses usarão Operação Carne Fraca contra Mercosul. Os problemas de controle sanitário encontrados na Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, são o principal argumento a ser usado pela França para tentar modificar o mandato dado à Comissão Europeia para negociar o acordo comercial com o Mercosul.

Política e mundo

Em carta a Fachin, Joesley defende delação e diz ter vergonha de áudio. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o empresário envia na carta também uma defesa para manter o seu acordo de delação premiada.

Não se juntem a ações dos EUA e estarão a salvo, diz Coreia do Norte. Vice-embaixador disse que país 'não irá colocar armas nucleares na mesa de negociação' até que política hostil e ameaça dos EUA sejam erradicadas.

Irmãos Batista viram réus por manipulação do mercado financeiro. Investigação apura o uso indevido de informações privilegiadas na data da divulgação dos dados relacionados à delação premiada firmada pelos executivos e a Procuradoria-Geral da República.

Dyogo não vê resistência no Congresso à reforma da Previdência. Segundo o ministro do Planejamento, o governo pretende retomar “muito em breve” a pauta, apesar da proximidade com o calendário eleitoral.

Vídeos de Funaro e ação contra Vieira Lima dão fôlego à oposição. Oposicionistas dizem que os novos episódios podem ajudar a reverter votos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A estratégia, a partir de agora, é explorar os acontecimentos com profundidade.

Ruralistas comemoram regra que dificulta comprovar a escravidão. A portaria faz alterações na norma que criou o cadastro de empregadores que submetem indivíduos a essa situação, a chamada "lista suja do trabalho escravo".

Enquanto você desligou…

Petrobras protocola na CVM pedido de IPO da BR Distribuidora. A operação está sujeita a análise e aprovação dos órgãos internos das duas companhias, quanto ao preço e porcentual das ações a serem ofertadas

Lufthansa faz oferta para Alitalia. A oferta da alemã não é para toda a italiana, mas por partes da rede, o que pode criar oposição na Itália, que quer vender a empresa em um pacote.

MRV tem alta de 12% nas vendas do 3º trimestre. A companhia, maior no setor de imóveis econômicos do Brasil, elevou lançamentos no período em 72,2 por cento, chegando a para 1,41 bilhão de reais.

Receita da Netflix sobe 30% no 3º trimestre e supera estimativa. A empresa lucrou 130 milhões de dólares, uma alta de 30,3% em relação ao mesmo período de 2016, quando a companhia teve lucro de 52 milhões de dólares.

Agenda do dia

Nesta terça-feira o Ministério do Trabalho e Emprego divulga novos dados do CAGED.

 

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame