Celg-D: distribuidora de Goiânia vai a leilão novamente, e desta vez atraiu cinco interessadas (Prefeitura de Goiânia/Divulgação)
Luísa Granato
Publicado em 30 de novembro de 2016 às 07h44.
São Paulo – Leia as principais notícias desta quarta-feira (30) para começar o dia bem informado:
A Celg-D vai hoje à leilão pela segunda vez para ser privatizada. Segundo o Valor, cinco companhias são potenciais compradoras: CPFL Energia, Equatorial, Enel, Iberdrola e Energisa.
A Toyota vai investir R$ 600 milhões para ampliar fábrica de motores no país. O empreendimento foi inaugurado há seis meses, em Porto Feliz (SP), e entra na segunda fase de execução.
O BTG Pactual está chegando ao mercado de varejo com serviços digitais. A instituição vai começar a aceitar investimentos a partir de R$ 3 mil de clientes pessoas físicas, por meio de uma conta aberta pela internet.
A empresa do avião que caiu na Colômbia teve origem em negócios obscuros. Sua fundação foi intimamente ligada a políticos da Venezuela e, depois, da Bolívia, com investimentos de um chinês investigado pelos EUA.
Durante a madrugada, a Câmara dos Deputados alterou o projeto anticorrupção em pontos importantes. O principal deles foi permitir punições a juízes e membros do Ministério Público em casos de "abuso de autoridade".
A Bolsa de Tóquio fechou estável, com leve alta de 0,01%. Os investidores estão evitando negócios antes da reunião de cúpula da Opep, que pode determinar a redução da produção de petróleo.
Sob protestos, senado aprova com folga texto da PEC dos gastos. Os senadores ainda precisam analisar os destaques à proposta, mas o texto-base foi aprovado no 1º turno com placar de 61 votos a favor e 14 contra. Mais cedo, protestos contra a medida foram dispersados pela polícia e acabaram com barricadas de fogo na Esplanada e a invasão do prédio do MEC.
Polícia encerra buscas e fala em 71 mortos e 6 feridos na queda de avião. Assim, faleceram 19 dos 22 jogadores que a Chapecoense levava para a primeira partida da decisão. Veja também o que se sabe até o momento sobre o acidente.
Venezuela pode aderir a acordo comercial para ficar no Mercosul. Os quatro fundadores do Mercosul bloquearam, em setembro passado, a presidência pró-tempore da Venezuela alegando que descumpre resoluções econômicas e de direitos humanos.
Trump deve nomear ex-sócio do Goldman Sachs para Tesouro. Steven Mnuchin é a primeira pessoa com experiência em Wall Street a chefiar o Tesouro desde que seu ex-chefe Henry Paulson ocupou o cargo durante o governo do presidente George W. Bush.
Cade vê com preocupação fusão entre BM&FBovespa e Cetip. Segundo a superintendência, a fusão apresenta, de fato, preocupações concorrenciais, mas as eficiências apontadas indicam, por outro lado, que é possível que a adoção de remédios mitiguem tais problemas.
Brasil precisa de conjunto de reformas econômicas, diz Vale. O presidente da Vale também ressaltou que há uma série de questões internas no Brasil, mas, se a economia mundial crescer 2,5%, será um ano “sofrível” para o Brasil.
Hoje é dia da reunião do Copom e sua decisão sobre a taxa Selic. Além disso, o IBGE divulga o PIB do terceiro trimestre. Os países da cúpula da Opep fazem reunião em que pode ser decidido um corte na produção de petróleo. Nos Estados Unidos, o banco americano Federal Reserve divulga o Livro Bege, um relatório das condições econômicas do país. Também saem dados de pedidos de hipoteca, renda e gastos pessoais, empregos do setor privado e os estoques de petróleo bruto. A China divulga os dados da PMI de novembro.