Boa Vista dispara mais de 15% em estreia; Ibovespa sobe com fala de Guedes
Investidores buscam por barganhas após recentes quedas; dados das maiores economias do mundo superam expectativas e contribuem com bom humor
Guilherme Guilherme
Publicado em 30 de setembro de 2020 às 10h36.
Última atualização em 30 de setembro de 2020 às 17h27.
A bolsa brasileira teve um dia de recuperação nesta quarta-feira, 30, após as recentes perdas do início da semana. Um dos fatores que melhoraram o humor dos investidores foi o recuo do governo em usar recursos que destinados ao pagamento de precatórios no programa Renda Cidadã. O tom positivo no exterior, com dados econômicos melhores do que as expectativas, também contribuiu para o movimento de alta. O Ibovespa, principal índice da B3, subiu 1,09% e encerrou em 94.603,38 pontos.
Renda cidadã
O ministro da Economia Paulo Guedes tratou de acalmar o ânimo dos investidores ao dizer que o Renda Cidadã não fará uso de recursos que seriam destinados ao pagamento de precatórios, por não ser uma fonte "saudável, limpa, permanente e previsível". As declarações foram recebidas como um suspiro de alívio no mercado, que via na manobra do governo uma tentativa de calote. "A declaração deu uma aliviada no mercado por ser uma sinalização de que o martelo não está 100% batido", comenta Pedro Lang, diretor de renda variável da Valor Investimentos.
Boa Vista
Em seu primeiro dia de negociação na B3, as ações da Boa Vista dispararam 15,16%. Depois de saírem por 12,20 reais em oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês), as ações da companhia de informações de crédito chegaram a ser negociadas a 14,05 reais na máxima desta manhã. Com 2,17 bilhões de reais arrecadados na oferta, a Boa Vista pretende usar 94% dos 1,3 bilhão de reais adquiridos com a oferta primária para aquisições. Os 870 milhões de reais restantes, adquiridos via oferta secundária, foram para os dois maiores sócios da empresa, a Associação Comercial de São Paulo e o fundo de private equity TMG.
Raia Drogasil
As ações da rede de farmácias Raia Drogasil subiram 6,79% e lideram as altas do Ibovespa, após a companhia anunciar que pretende abrir 240 lojas no ano que vem e outras 240 em 2022, como parte de seus planos de expansão
Minério de ferro
As ações da Vale contribuem para a alta do índice, avançando 1,3%, acompanhando a valorização do minério de ferro na China, que disparou 5%, após um surto de coronavírus em navio de transporte de cargas da Austrália elevar as preocupações sobre a oferta da commodity. A valorização do minério também impulsiona as ações das siderúrgicas CSN, Usiminas e Gerdau subiram 7,7%, 1,83% e 3,75%, respectivamente.
Petrobras
As ações ordinárias da Petrobras avançaram 0,85% e as preferenciais 1,55% às vésperas do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre se as vendas de refinarias precisam ou não do aval do Congresso para serem feitas. Depois de ser adiado na semana passada, o julgamento teve reinício no fim da tarde desta quarta.
"Esse julgamento é crucial para a Petrobras. Se o STF decidir que a venda das refinarias precisa de aval do Congresso, os planos da estatal para a redução do endividamento serão comprometidos e a obtenção de recursos para o investimento em exploração e produção de petróleo será colocada em xeque", avaliam analistas da Exame Research
Dados econômicos
Em dia de agenda econômica recheada, os dados da China e dos Estados Unidos saíram melhores do que o esperado, gerando otimismo sobre a recuperação da economia global. No país asiáticos, os índices de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) vieram todos acima dos 50 pontos que delimitam a expansão da contração da atividade. O destaque ficou para o PMI composto, que ficou em 55,1 pontos. Na economia americana, o indicador de variação de empregos de medido pelo instituto ADP revelou que foram criados 749.000 postos de trabalho em setembro ante a expectativa de 650.000 novos postos.Os dados do mês anterior também foram revisados para cima. O PIB americano do segundo trimestre também foi revisado de forma positiva, de contração de 31,7% para 31,4% na comparação trimestral.
Debate
No exterior, os investidores repercutem negativamente o primeiro debate presidencial nos Estados Unidos, classificado pela mídia americana como “caótico” Embora conturbado, pesquisas feitas pela CNBC e CNN apontaram Biden como vencedor, o que, segundo Laatus, contribuiu para o tom negativo dos mercados internacionais. “Durante o debate, o [índice americano] S&P 500 futuro até subiu, mas, quando veio o resultado das pesquisas, ele caiu de vez. O mercado não é pró-Biden”, afirma Jefferson Laatus, estrategista-chefe do Grupo Laatus.