Invest

PIB do Brasil, payroll nos EUA, novo Ibovespa e o que mais move o mercado

Bolsas internacionais seguem em tom de cautela à espera de dados do mercado de trabalho americano

 (Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

(Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)

Guilherme Guilherme
Guilherme Guilherme

Repórter de Invest

Publicado em 1 de setembro de 2023 às 07h55.

Última atualização em 1 de setembro de 2023 às 08h08.

Os principais índices de ações internacionais oscilam perto da estabilidade nesta sexta-feira, 1, com investidores à espera da divulgação dos dados do mercado de trabalho americano. A esperança é de que os números que serão revelados nesta manhã deem algum indicativo extra sobre a condução da política monetária do Federal Reserve. A escassez de mão de obra é um dos pontos de risco no mercado.

Payroll e outros dados dos EUA

A bateria de dados os Estados Unidos inclui o payroll, o relatório empregos urbanos, que é considerado um dos principais termômetros da maior economia do mundo. O consenso para a divulgação é de 170.000 vagas criadas em agosto contra 187.000 no mês anterior. Também será divulgada a taxa de desemprego sob expectativa de manutenção do patamar atual de 3,5%. Já para a a média de salário por hora trabalhada espera-se uma leve alta mensal de 0,3% e manutenção da alta anual de 4,4%.

Ainda hoje serão divulgados os Índices de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês), que darão uma cor sobre a atividade econômica americana no mês de agosto.

PIB do Brasil

No Brasil, as atenções estarão voltadas para a divulgação do PIB do segundo trimestre. O consenso é de alta de 0,3% frente ao período anterior e de 2,7% na comparação anual.  Um dos fatores que contribuíram para o maior otimismo foram os números de junho do Índice de Atividade Econômica do Banco Central, o IBC-Br, que saíram acima das projeções. 

Novo Ibovespa

Foi divulgada ontem a nova carteira  do Ibovespa. As principais mudanças foram as entradas das ações da Vamos (VAMO3) e da PetroRecôncavo (RECV3) e saída da fintech Méliuz (CASH3). A nova composição irá perdurar pelo terceiro quadrimestre, que vai de setembro a dezembro.

Ibovespa em queda em agosto

No último pregão, o Ibovespa fechou em queda de 1,53% e encerrou agosto com queda mensal de 5%. Foi o primeiro mês de queda desde março. Expectativas de juros mais altos nos Estados Unidos, incertezas sobre o crescimento da China e preocupações fiscais pressionaram o índice durante agosto.

Que horas abre a bolsa de valores?

O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 17h25 e 17h30. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.

Acompanhe tudo sobre:IbovespaPIBPayroll

Mais de Invest

Política fiscal virou refém do governo, diz Verde

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 35 milhões

Caixa abre cadastro de imóveis que serão comprados pelo governo e doados a famílias do RS

Apple dispara após parceria com ChatGPT, supera Nvidia e fica a 1% de ser a mais valiosa do mundo

Mais na Exame