Mercados

Petróleo opera em baixa por preocupações na zona do euro

Londres - Os futuros do petróleo chegaram a recuar mais de 3 dólares nesta segunda-feira, devido à crise de dívida na zona do euro, o que empurrou o dólar para a máxima em dois meses frente ao euro e levou o mercado de ações a operar em baixa. O petróleo bruto tipo Brent liderou a […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2011 às 09h29.

Londres - Os futuros do petróleo chegaram a recuar mais de 3 dólares nesta segunda-feira, devido à crise de dívida na zona do euro, o que empurrou o dólar para a máxima em dois meses frente ao euro e levou o mercado de ações a operar em baixa.

O petróleo bruto tipo Brent liderou a queda no complexo, sendo negociado em baixa de 3 dólares por volta das 8h58 (horário de Brasília), a 109,32 dólares, depois de cair até 3,26 dólares mais cedo.

O petróleo bruto negociado nos Estados Unidos perdia 2,58 dólares, a 97,52 dólares.

"O corte da perspectiva para a Itália e a preocuação quanto à reestruturação na Grécia, e a consequente fraqueza do euro, parecem ter motivado a queda do petróleo nesta manhã", disse Mark Thomas, chefe de energia para Europa da corretora Marex Financial.

O dólar subiu frente ao euro com um bloco de más notícias sobre a crise na zona do euro. A agência de classificação de risco Fitch reduziu a nota de crédito da Grécia em três pontos na última sexta-feira, aprofundando seu grau especulativo, e a Standard & Poor's piorou no sábado a perspectiva da Itália para "negativa", ante "estável". O euro ficou abaixo de 1,40 dólar brevemente, nível que é considerado como importante suporte.

Olivier Jakob, da Petromatrix, disse que o euro deve permanecer como grande foco de investidores globais.

"O petróleo não tem sido capaz de encontrar qualquer continuação de compras ao longo dos últimos dez dias e, sem novos desdobramentos nos fundamentos, provavelmente, será mais difícil encontrar novas compras no petróleo bruto se o euro se enfraquecer mais", disse Jakob.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Azul e Abra, controladora da Gol, assinam memorando para fusão

Participação das ações nas carteiras dos fundos atinge menor nível em 25 anos

McDonald's é processado nos EUA por manter programa de bolsas para latinos

Enfim, um refresco: Inflação abaixo do esperado dá alívio a juros nos EUA e puxa bolsa brasileira