Petrobras vende ações em empresa de energia por R$ 1
Segundo a estatal, a Bambuí tinha patrimônio líquido negativo
Agência O Globo
Publicado em 10 de julho de 2020 às 21h03.
Última atualização em 10 de julho de 2020 às 21h35.
A Petrobras informou que vendeu por 1 real a participação de 8,4% que detinha na Bambuí Bioenergia para a outra sócia da empresa, a Turdus Participações, dona dos 91,6% restantes.
A Bambuí, produtora de etanol, faz parte da Petrobras Biocombustível (PBIO). Segundo a estatal, a operação, concluída com o pagamento do valor simbólico de 1 real, ocorreu porque a Bambuí tinha patrimônio líquido negativo.
"O fechamento da operação foi simultâneo à assinatura do contrato de compra e venda de ações, o que possibilitou a saída imediata do capital da Bambuí", destacou a estatal.
Na semana passada, a estatal anunciou que iniciou processo de venda da PBIO, uma das maiores produtoras de biodiesel no Brasil e proprietária de três usinas, localizadas em Montes Claros (Minas Gerais), Candeias (Bahia) e Quixadá (Ceará).
Recentemente, O Congresso recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir o processo de venda das refinarias pela Petrobras. E a empresa anunciou que 22% de seu quadro de pessoal aderiram a programas de demissão voluntária.
A venda da PBIO não inclui a participação nas empresas BSBIOs e Bambuí Bioenergia. Essas duas usinas estão sendo vendidas de forma separada. Na BSBIOs, a Petrobras é dona de 50% das ações e o processo de desinvestimento já está em andamento desde o fim de 2019.
Na noite desta sexta-feira, a estatal também anunciou que a venda da Gaspetro entrou em sua fase vinculante. "Os potenciais compradores classificados para essa fase receberão carta-convite com instruções detalhadas sobre o processo de desinvestimento, incluindo orientações para a realização de due diligence e para o envio das propostas vinculantes", informou a companhia.