Petro sobe 5%; -58 bi no Orçamento….
Bolsa se recupera Depois de cair quase 3% na terça-feira, o Ibovespa voltou a subir, fechando o dia com alta de 0,86%. Bancos e siderúrgicas tiveram um dia de recuperação. As ações da metalúrgica Gerdau subiram 3,6%, enquanto as do Banco do Brasil tiveram alta de 3,3%. As companhias de alimentos seguiram caminhos diferentes. As […]
Da Redação
Publicado em 22 de março de 2017 às 18h57.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h04.
Bolsa se recupera
Depois de cair quase 3% na terça-feira, o Ibovespa voltou a subir, fechando o dia com alta de 0,86%. Bancos e siderúrgicas tiveram um dia de recuperação. As ações da metalúrgica Gerdau subiram 3,6%, enquanto as do Banco do Brasil tiveram alta de 3,3%. As companhias de alimentos seguiram caminhos diferentes. As ações da BRF caíram 1,1% e as da Minerva recuaram 0,64%. Já os papéis da JBS subiram 1,7%; e as da Marfrig, 2,7%.
_
Petrobras anima
Os papéis da estatal Petrobras também estiveram entre as maiores altas do dia após o balanço publicado na noite de terça-feira. As ações preferenciais subiram 5%; e as ordinárias, 3,5%. A estatal informou que prevê arrecadar 8 bilhões de dólares com desinvestimentos em 2017 e mais 4 bilhões com captações. A meta de desinvestimentos e parcerias para o biênio de 2017-2018 é de 21 bilhões de dólares.
_
Faltam 58,2 bi
O Ministério do Planejamento anunciou nesta quarta-feira que existe uma deficiência de 58,2 bilhões de reais no Orçamento de 2017 para chegar a meta fiscal de 139 bilhões de reais. O governo informou que esse não é o valor do bloqueio na peça orçamentária. Esse número será anunciado na próxima semana. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não afastou a possibilidade de aumentos de tributos, se necessário. “É uma grande possibilidade [subir tributos]”, disse ele. O governo não quis fechar o número e a questão dos impostos, o que era esperado, porque nos próximos dias pode conseguir receita adicional com algumas questões judiciais pendentes. Segundo o ministro da Fazenda, o valor extra que entraria pode ficar entre 14 bilhões e 18 bilhões de reais. Entra aí a devolução de uma hidrelétrica e um caso de precatórios.
_
PIB reduzido
Ministério da Fazenda reduziu a estimativa de crescimento da economia do país neste ano de 1% para 0,5%. Com a confirmação da nova previsão de crescimento do PIB, medidas terão de ser adotadas para o cumprimento da meta fiscal. Isso é necessário porque o orçamento de 2017 foi feito com base numa previsão de alta de 1,6% do PIB para o ano. Com o crescimento mais tímido, a arrecadação do governo com impostos e tributos também deverá ser menor. Assim ficará mais difícil cumprir a meta fiscal deste ano, um déficit de até 139 bilhões de reais.
_
Kroton decepciona?
As ações do grupo de ensino Kroton caíram 1,8% nesta quarta-feira após a divulgação de resultados. Hoje pela manhã a companhia apresentou lucro de 487,5 milhões de reais no quarto trimestre — uma alta de 19,3% na comparação anual. O número representa uma visão pro forma, que exclui o efeito do impacto positivo da receita de alunos do programa Fies que não havia sido reconhecido no terceiro trimestre. No ano, o lucro da companhia foi de 2 bilhões de reais — um aumento de 12,5% na comparação com 2015. Para Vinicius S. Ribeiro, analista do banco Brasil Plural, apesar dos números positivos, alguns detalhes estão piores do que o esperado. “A margem veio menor do que o esperado por custos com ensino a distância e despesas corporativas. A eficiência que eles entregaram nos trimestres anteriores diminuiu e isso decepcionou o mercado”, afirma. A margem do lucro operacional da companhia caiu 4,7 pontos percentuais na comparação anual, para 38,8%.
_
Carne Fraca: 1,5 bi a menos
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, projetou nesta quarta-feira que o Brasil deve ter um prejuízo de até 1,5 bilhão de dólares por ano com os desdobramentos da Operação Carne Fraca. Segundo ele, a participação do Brasil no mercado mundial de carnes deverá diminuir até 10%. Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços apontam uma queda brusca nas exportações. De acordo com a pasta, o Brasil exportou 74.000 dólares do produto na terça-feira (21). Antes da operação da Polícia Federal, o valor médio das exportações em março, por dia útil, havia sido bem maior: 60 milhões de dólares. Na segunda-feira (20), o valor das exportações de carne foi de 60,5 milhões de dólares. Na sexta-feira (17), dia em que a operação da PF foi deflagrada, foi de 53,9 milhões de dólares.
_
Supermercados suspendem
A rede de supermercados Walmart suspendeu a venda de produtos de frigoríficos interditados pela Operação Carne Fraca. A companhia afirmou que mantinha relação comercial apenas com uma das três fábricas interditadas após a operação, pertencente ao frigorífico Peccin. Ontem o Grupo Pão de Açúcar, dono das bandeiras Pão de Açúcar, Extra e Assaí, anunciou que suspendeu a compra das três unidades industriais interditadas na operação. Já o Carrefour anunciou que retirou de suas lojas todos os produtos vindos dos frigoríficos citados na operação. De acordo com a o Carrefour, o critério para a retirada foi a fábrica frigorífica, e não a marca.
_
BM&F Bovespa + Cetip
Na manhã desta quarta-feira, o Cade, órgão regulador dos mercados, aprovou com restrições a fusão da BM&F Bovespa com a Cetip. A principal determinação é a criação de um comitê de arbitragem para resolver problemas na relação entre a nova empresa e outras atuantes no mercado. O objetivo é garantir que não haja barreira à entrada de concorrentes. Um dos medos do Cade era que a nova empresa cobrasse preços abusivos na prestação de serviços, impedindo a atuação de outros competidores.
_
IPCA desacelera
A prévia da inflação oficial do país, IPCA-15, mostrou um avanço de 0,15% em março, após alta de 0,54% em fevereiro. Foi o menor nível para março desde 2009. No ano, o avanço chegou a 1% e em 12 meses o IPCA-15 acumula alta de 4,73%. Cinco entre nove grupos tiveram recuo de preços: alimentos e bebidas (-0,08%), artigos de residência (-0,30%), vestuário (-0,02%), transportes (-0,16%) e comunicação (-0,31%).