Exame Logo

Perspectiva de venda faz ações da Positivo dispararem mais de 80%

Dell e Lenovo estariam interessadas, mas Positivo não confirma nem nega negociações

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2010 às 20h42.

Os rumores de que a Positivo está negociando sua venda para Dell ou Lenovo ganharam força no mercado e chegaram a provocar uma disparada de mais de 80% nas ações da companhia. Às 15h35, os papéis ( POSI3 ) eram cotados a 9,27 reais, valorizados em 50,48%, após terem atingido a máxima de 13,90 reais até o momento. Esse é o segundo dia consecutivo de alta. Ontem, as ações subiram 29,68%.

A Positivo não confirma nem nega as negociações, que foram antecipadas por EXAME . Em comunicado, a companhia afirma apenas que contratou o banco UBS Pactual para "coordenar e organizar eventuais proposições feitas por terceiros" e que "considera quaisquer operações de mercado que possam ser do interesse da mesma e de seus acionistas".

Veja também

A contratação de um coordenador para avaliar as propostas, no entanto, evidenciam a possibilidade de venda do controle, destaca a corretora Ativa em relatório. O momento, na avaliação da corretora, é interessante para negociações, já que as ações da Positivo registraram nos últimos dias as menores cotações desde a estréia na bolsa, em dezembro de 2006. No IPO, os papéis foram lançados a 23,50 reais, chegando ao pico de 46,51 reais em setembro do ano passado.

As declarações do presidente do Conselho de Administração da Lenovo, William Amelio, aumentaram ainda mais as expectativas em torno da questão. Em entrevista coletiva, Amelio afirmou que espera mais consolidação no setor diante da redução do ritmo da economia mundial. "Não há dúvida de que nesta situação econômica você verá consolidação na indústria de PCs", disse. Yang Yuanqin, presidente-executivo da Lenovo, afirma que a companhia continuará a investir em áreas estratégicas de crescimento, como mercados emergentes e segmento de consumo.

Para a Ativa, as negociações são interessantes para todas as empresas supostamente envolvidas, principalmente para a Dell, que vem buscando ampliar sua presença no mercado brasileiro de varejo, onde a Positivo detém a liderança. "O atual patamar de preços de POSI3 oferece possibilidade de pagamento de prêmio relevante no controle da companhia, o que beneficiaria também o minoritário da empresa, cujas ações estão no Novo Mercado", destaca a corretora. Em caso de troca de controle, os pequenos investidores terão direito a receber o mesmo valor pago aos acionistas controladores ( tag along de 100%).

* Com informações da Reuters

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame