Exame Logo

Pagamento a Temer; Bolsa cai 1,8%…

Queda no Ibovespa O Ibovespa caiu durante toda a manhã desta terça-feira. Por volta das 13h, o índice tinha queda de 1,80%.  As perdas se acentuaram após dados mostrarem que a economia dos Estados Unidos cresceu mais durante o terceiro trimestre do que o inicialmente anunciado. O PIB do país avançou 3,2% na comparação anual. […]

MICHEL TEMER: reprovação na pesquisa CNI-Ibope está em alta desde a primeira edição após a posse / Ueslei Marcelino / Reuters
DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2016 às 11h51.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h07.

Queda no Ibovespa

O Ibovespa caiu durante toda a manhã desta terça-feira. Por volta das 13h, o índice tinha queda de 1,80%.  As perdas se acentuaram após dados mostrarem que a economia dos Estados Unidos cresceu mais durante o terceiro trimestre do que o inicialmente anunciado. O PIB do país avançou 3,2% na comparação anual. A primeira estimativa indicava um crescimento de 2,9%. O movimento do Ibovespa também acompanha a baixa das commodities como o minério de ferro e o petróleo. Entre os destaques negativos durante a manhã estavam as ações ordinárias da mineradora Vale (-4%) e as preferenciais da Petrobras (-3,8%) e da Usiminas (-3,4%). No lado positivo, as ações ordinárias da exportadora de papel e celulose Fibria e as preferenciais da Suzano Papel subiam mais de 5%.

Veja também

_

Desemprego sobe

A taxa de desemprego no país subiu para 11,8% no trimestre encerrado em outubro, segundo a Pnad Contínua divulgada na manhã desta terça-feira. Nos três meses até julho a taxa estava em 11,6%. Até outubro, o contingente de desempregados chegou a 12,04 milhões de pessoas estavam desempregadas – um aumento de 195.000 pessoas na comparação com os três meses anteriores. O aumento da desocupação ocorre em um período em que tradicionalmente o desemprego cai, em razão dos trabalhos temporários de Natal.

_

Pagamento a Temer

A campanha de Dilma Rousseff em 2014 pagou a “montagem e desmontagem” de um comício feito por Michel Temer na quadra da Portela, no Rio de Janeiro. Segundo a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, o serviço foi realizado por uma das empresas investigadas no Tribunal Superior Eleitoral sob suspeita de participar de esquema de lavagem de dinheiro na campanha. A revelação é mais uma de uma série de despesas do presidente que foram bancadas pela campanha da petista. Nesta segunda-feira, a Folha informou que em 2014 a campanha de Dilma também pagou os salários de assessores pessoais de Temer.

Mais um nome de Trump

O presidente-eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou mais um nome para integrar sua equipe de governo a partir de 20 de janeiro. O congressista republicano Tom Price foi escolhido para chefiar o Departamento de Saúde e Serviços Humanos. É o primeiro de uma série de nomes que devem ser anunciados nesta terça. Price é conhecido por ter sido um dos principais articuladores por trás de uma legislação para barrar e substituir o programa de saúde de Obama, conhecido como Obamacare. “Ele [Price] é excepcionalmente qualificado para substituir o Obamacare e trazer uma saúde acessível para todo americano”, Trump afirmou em um comunicado.

Renúncia na Coreia?

Envolvida em um escândalo de corrupção, a presidente sul-coreana Park Geun-hye afirmou nesta terça que está disposta a deixar o cargo antes do fim de seu mandato, previsto para o início de 2018. Em um discurso exibido na televisão, ela disse ainda que deixará o Parlamento sul-coreano decidir sobre sua saída. Nesta terça, manifestantes se reuniram em Seoul, capital do país, em um protesto pedindo a renúncia imediata da presidente.

Impasse no petróleo

Os preços do petróleo caíram mais de 3% ao longo da manhã desta terça-feira após uma reunião com representantes da Opep não conseguir superar as divergências entre a Arábia Saudita e o Irã e o Iraque – estes dois últimos países vem resistindo à pressão da maior produtora de petróleo de cortar a produção. Além dessas dúvidas, o ministro do petróleo da Indonésia disse nesta terça-feira que seu país ainda não decidiu se vai se unir aos cortes de produção. A reunião que prevê a assinatura sobre o corte está marcada para amanhã, quarta-feira.

 

 

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame