Exame Logo

Os fatos que agitaram o mercado nesta quinta-feira

O Ibovespa fechou em queda de 1% nesta quinta-feira, aos 60.290 pontos

Os papéis da Vale recuaram 4,4% nesta quinta-feira (Agência Vale/Divulgação)

Karla Mamona

Publicado em 28 de agosto de 2014 às 17h46.

São Paulo - O Ibovespa fechou em queda de 1% nesta quinta-feira, aos 60.290 pontos. O índice perdeu força após a sequência de alta impulsionada pelo rali eleitoral. Na semana, o Ibovespa acumula ganhos de 3,2%

Na Europa , as ações caíram após preocupações renovadas com distúrbios na Ucrânia levaram investidores a embolsar lucros depois de um rali de mais de duas semanas.

Veja também

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, fechou em queda de 0,64%, aos 1.369 pontos. O índice referencial havia subido 6,3% desde a mínima atingida no dia 8 de agosto.

Siderúrgicas e mineradoras

As ações ordinárias da Vale e da CSN terminaram o dia com perdas de 4,4% e 5,1%, respectivamente. Os papéis foram influenciados após os preços do minério de ferro com entrega imediata na China caírem para perto das mínimas desde em 2009, com um aperto de crédito limitando compras de carregamentos importados.

Teles

As ações preferenciais da Vivo fecharam em queda de 2,1% nesta quinta-feira. Hoje, a Vivendi disse que entrará em negociações exclusivas com a Telefónica para vender a brasileira GVT, após o grupo espanhol elevar sua oferta para 7,45 bilhões de euros em dinheiro e ações. A nova proposta supera, por enquanto, uma oferta rival da Telecom Itália.

Futuro IPO

O CEO do grupo Carrefour no Brasil, Charles Desmartis, afirmou nesta quinta-feira, que a companhia considera como uma opção a abertura de capital das operações brasileiras. Ele afirmou porém, que a rede não tem necessidade de captar recursos para cumprir seus planos de investimentos no país.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame