Mercados

Moody's eleva rating soberano do México para A3

Agência elevou o rating soberano devido a expectativa de que as reformas estruturais elevaram o potencial de crescimento e os fundamentos fiscais do país


	Presidente mexicano Enrique Pena Nieto: Moody's destacou que a aprovação da agenda de reformas do presidente demonstrou "capacidade política"
 (Claudia Daut/México)

Presidente mexicano Enrique Pena Nieto: Moody's destacou que a aprovação da agenda de reformas do presidente demonstrou "capacidade política" (Claudia Daut/México)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2014 às 16h54.

México - A agência de classificação de risco Moody's elevou nesta quarta-feira o rating soberano do México para "A3", ante "Baa1", com perspectiva estável, devido a expectativa de que as reformas estruturais aprovadas no ano passado elevaram o potencial de crescimento e os fundamentos fiscais do país.

A Moody's destacou que a aprovação da agenda de reformas do presidente Enrique Peña Nieto demonstrou "capacidade política", e que o país tem melhores perspectivas econômicas no médio prazo.

Além disso, as reformas fortaleceram as finanças públicas, com maior poupança governamental e a criação de reservas de contingências, disse a Moody's em comunicado.

O perfil creditício do México "está agora alinhado com o de países de categoria 'A'", acrescentou a agência. Até agora, o Chile era o único país latino-americano a ter rating A. O Brasil tem classificação 'Baa2', dois graus abaixo da nova classificação mexicana.

A elevação do rating deu impulso à bolsa mexicana e ao peso, que passaram a subir depois do anúncio.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaMercado financeiroAgências de ratingMéxicoMoody'sRating

Mais de Mercados

Ibovespa fecha em leve baixa e interrompe sequência de recordes

Nike vai demitir 775 funcionários para apostar em automação

Dólar fecha em baixa com aversão aos Estados Unidos às vésperas do Fed

Vale lidera perdas do Ibovespa com novo transbordamento em mina