Exame Logo

Ações Hoje: HSBC aposta em horizonte favorável à BM&FBovespa

Confira as visões dos analistas de mercado para as notícias desta quinta-feira

Gol: Resultados devem melhorar no segundo semestre (Helvio Romero)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2010 às 19h01.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h40.

São Paulo - A Gol (GOLL4) anunciou nesta semana um aumento de 33,9% da demanda em sua malha aérea na comparação com agosto de 2009. Na comparação com julho, houve queda de 3%. De acordo com a empresa, no mercado doméstico foi registrado um aumento de 27,8% na demanda em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado e queda de 2,1% frente a julho de 2010.Para a analista da Fator Corretora, Jacqueline Lison, a expectativa é que o setor aéreo no Brasil tenha forte aquecimento no final deste ano e em 2011, devido ao bom desempenho da economia brasileira. "Mantemos nossa recomendação de atraente para as ações da Gol, porém, nosso preço alvo está em revisão", justifica.

A analista da Itaú Corretora, Renata Faber, também avalia os dados positivamente, com rating de outperform (desempenho acima da média de mercado) e preço-alvo de 30 reais.  "Levando em consideração que esperamos um declínio no custo unitário por assento da Gol no 3T10, devido especialmente a menores custos de manutenção, não vemos as taxas de agosto como um problema para a companhia", explica.Além disso, a analista lembra que a fusão LAN+TAM deve ser positiva para a Gol, uma vez que a operação irá criar um cenário mais racional em termos de preços. "Desse modo, os resultados da Gol no segundo semestre de 2010 devem ser fortes e com uma expansão nas margens", conclui.

Clique abaixo ou nas imagens para ver outras análises.
  • 2. CSN: Cautela com o impacto da Transnordestina

    2 /5(Germano Luders)

  • A CSN (CSNA3) apresentou na última quarta-feira seu projeto ferroviário denominado Transnordestina, que começará suas operações no final de 2012. A iniciativa vai auxiliar no transporte de mais de 30 milhões de toneladas de carga por ano no Brasil, projeta a companhia. De acordo com os executivos da empresa, a ferrovia de 1.728 quilômetros no Nordeste, dará autossuficiência em logística à CSN. Em relatório assinado por Rodrigo Ferraz, a Brascan Corretora destaca o grande potencial da região em relação a ativos de minério de ferro e grãos, com o desenvolvimento de um novo corredor logístico.Porém, o analista ressalta algumas "preocupações" como a perda de foco da empresa em sua atividade principal - a siderurgia. Para Ferraz, ainda que a diversificação do portfólio da CSN seja algo considerado positivo, a ampliação de várias frentes de atuação simultaneamente embute algum grau de risco, pois são atividades que ainda exigirão o desenvolvimento de expertise pela CSN. "Mantemos nossa recomendação de outperform (desempenho acima da média de mercado) para a CSN, com um preço-alvo de 37 reais por ação, correspondendo a um potencial de valorização de 32,9% sobre a cotação de fechamento de 06 de setembro de 2010", finaliza o relatório. Já Felipe Reis, analista do Santander, afirma que o projeto Transnordestina não deve ser considerado um fator que adicionará potencial de valorização ao preço das ações no curto prazo. Porém, o analista reforça a recomendação de compra para CSNA3.

    Clique abaixo ou nas imagens para ver outras análises.
  • 3. Vivo: Análise técnica de olho nos papéis

    3 /5(Lia Lubambo)

  • São Paulo - Em relatório assinado pelos analistas técnicos, Márcio Lacerda e Marcello Rossi, a Itaú Corretora chama a atenção para o rompimento do canal de baixa de médio prazo dos papéis preferenciais da Vivo (VIVO4).De acordo com os grafistas, a ação está em formação de fundo duplo no patamar de 41,50 reais e oscilando acima das linhas médias exponenciais de 7 e 21 períodos. "Por esses motivos, recomendamos a compra com objetivo em 50,50 reais", explicam. No ano, as ações preferenciais da Vivo apresentam desvalorização de aproximadamente 14%.

    Clique abaixo ou nas imagens para ver outras análises.
  • 4. Hering: Santander continua otimista

    4 /5(Bia Parreiro)

    São Paulo - Após analisar positivamente os números da Hering (HGTX3) no segundo trimestre de 2010, o Santander aumentou as estimativas de lucro por ação da empresa 2010, 2011 e 2012, em 4%, 7% e 5%, respectivamente."Apresentamos nosso preço-alvo para o final de 2011, de 78 reais, em substituição a nosso alvo de 54 reais para o final de 2010 e mantemos nossa recomendação de compra.. A Hering continua sendo uma de nossas principais recomendações no setor de varejo da América Latina", explica o analista Tobias Stingelin.De acordo com Stingelin, a Hering segue como uma das ações de varejo mais baratas do universo de cobertura do Santander. Além disso, ele acredita que o momento positivo de lucros continuará.

    Clique abaixo ou nas imagens para ver outras análises.
  • 5. BM%26F Bovespa: HSBC otimista com os papéis

    5 /5(Germano Luders)

    São Paulo - Relatório assinado pela equipe de análise do HSBC composta por  Victor Galliano, Mariel Santiago e Alexandre Gartner, atenta para um horizonte positivo aos papéis da BM&F Bovespa (BVMF3). De acordo com o banco, o cenário do mercado de investimentos do Brasil é favorável à negociação de ações. Além disso, a equipe ressalta que os investimentos na modernização da plataforma de negociações e nova capacidade aumentam os custos no curto prazo e a eficiência no médio prazo."Esperamos que o enfraquecimento sazonal do terceiro trimestre de 2010 no valor negociado seja revertido no trimestre seguinte, e que a BM&FBovespa seja beneficiada por um pipeline favorável dos mercados de ações", justificam os analistas.  Além disso, a equipe afirma que dentre os emissores potenciais, incluem-se IPOs aguardadas de empresas de petróleo e gás, e também dos setores de fertilizantes, minério de ferro, açúcar e etanol"Reiteramos a classificação de overweight ( desempenho acima da da média de mercado) e elevamos o preço-alvo para 15,50 reais, contra 14,50 reais anteriormente", conclui o relatório.

    Clique abaixo ou nas imagens para ver outras análises.
  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mercados

    Mais na Exame