Kroton desaba 7% e outras educacionais afundam na Bolsa
Reportagem afirma que metade dos beneficiários do Fies em fase de pagamento para o governo federal está inadimplente
Da Redação
Publicado em 8 de janeiro de 2016 às 10h04.
São Paulo – As ações das educacionais enfrentam um pregão de forte queda nesta sexta-feira. Os papéis ordinários da Kroton ( KROT3 ) caíam 7,8% e os da Estácio ( ESTC3 ) tinham queda de 6,7%. Fora do Ibovespa Ser Educacional ( SEER ) caía 5% e Anima ( ANIM3 ) 4,55%.
Hoje, uma reportagem do jornal Folha de S Paulo afirma que quase metade dos beneficiários do Fies em fase de pagamento para o governo federal está inadimplente - e a grande maioria com parcelas atrasadas há mais de um ano.
"Há o risco de que esse percentual continue a aumentar devido à atual situação econômica do país", diz a CGU em relatório da auditoria da Controladoria-Geral da União.
São Paulo - A movimentação de quantias estrondosas de dinheiro, o risco elevado, o sobe e desce das ações . Fatores como estes fazem do mercado financeiro um campo interminável de histórias de sucesso e fracasso e que atrai olhares do mundo todo. Não são raros os documentários que se propõem a analisar um ou mais pontos do mercado. Confira a seguir 11 filmes aclamados que revelam histórias incríveis e os bastidores desse complexo campo.
Ano: 1996 Diretor: Adam Curtis Este documentário, produzido pela rede BBC, conta a história de Nick Leeson, trader que deu origem ao filme Rogue Trader. Lesson passou de um funcionário do Morgan Stanley, a um trader sem escrúpulos que derrubou o Barings, um antigo banco que cuidava até mesmo do dinheiro da rainha. Através de entrevistas com Leeson, o filme busca entender a psicologia por trás de traders desonestos. O documentário está disponível em seis partes no Youtube que podem ser encontrados clicando aqui.
Ano: 2005 Direção: Alex Gibney O documentário conta a história da ascensão e da falência da Enron, gigante de revenda de energia e gás nos Estados Unidos. O filme aborda desde a formação da companhia texana nos anos 1980 ao perfil dos envolvidos na criação da empresa que, quando entrou em colapso, deixou 20 mil desempregados. Indicado ao Oscar de melhor documentário, o filme analisa um dos maiores desastres corporativos da história, no qual os chefes executivos da empresa fugiram com mais de um bilhão de dólares, deixando os investidores e funcionários sem nada.
Ano: 2009 Direção: Michael Moore O documentário examina o impacto da dominação corporativa sobre a vida quotidiana dos americanos (e, por padrão, o resto do mundo). Com humor e indignação, o filme explora a questão: Qual é o preço que os Estados Unidos paga por seu amor do capitalismo? Com seu tradicional estilo que mistura jornalismo e entretenimento, o documentarista Michael Moore conta a história da crise financeira sob seu ponto de vista e explora criticamente a transição entre os governos George Bush e Barack Obama.
Ano: 2009 Direção: Chris Smith Michael Ruppert é um ex-policial de Los Angeles que virou repórter independente e previu a última crise financeira ainda em 2006, quando a maioria dos analistas de Wall Street e Washington a negavam. No documentário, Ruppert conta sobre sua carreira e fala sobre as crises que ele vê pela frente. Baseando-se nos mesmos relatórios de notícias e dados disponíveis para qualquer usuário da Internet, ele aplica uma interpretação única.
Ano: 2009 Direção: James Allen Smith O documentário conta a história de operadores da bolsa de Chicago e como foi a transação de um pregão viva voz para uma bolsa dominada por computadores. O filme mostra os bastidores dos “traders” com suas histórias de vida e revela como muitos perderam seu espaço para máquinas.
Ano: 2010 Direção: Jeff Prosserman O documentário revela como um investigador passou dez anos tentando expor um esquema de Bernard L. Madoff, suspeito de uma fraude que pode ter chegado a 65 bilhões de dólares . O filme tem entrevista Harry Markopolos, Frank Casey, Neil Chelo, entre outros nomes importantes que entregaram o executivo, que foi preso em 2008.
Ano: 2010 Direção: Charles Ferguson Indicado ao Oscar como melhor documentário, “Inside Job” vasculha as entranhas de Wall Street no período que antecedeu a crise de 2008. O filme, que é narrado por Matt Damon, foi baseado em extensa pesquisa e em uma série de entrevistas com políticos, economistas e jornalistas na busca de tentar entender a teia de mentiras e de crimes que levou o mercado financeiro americano ao colapso.
Ano: 2010 Direção: Marije Meerman O documentário conta a história dos Quants, que são os gênios da matemática e programadores de computador que trabalham em sistemas financeiros e que projetaram alguns produtos que quase quebraram Wall Street. O filme mostra como a crise de 2008 revelou quanto o sistema financeiro global está cada vez mais dependente de modelos matemáticos que tentam quantificar o comportamento econômico humano. Quais são os riscos de tratar a economia e os seus mercados como uma máquina complexa? Será que vamos ser capazes de manter o controle deste sistema financeiro baseado no modelo, ou temos criado um monstro? Este documentário é o primeiro de uma série, que pode ser vista clicando aqui.
Ano: 2011 Direção: David Sington O documentário faz uma ampla investigação da história econômica dos Estados Unidos, na busca de entender as raízes da crise de 2008. Mais do que isso, o filme analisa os erros do mercado nos últimos 20 anos e mostra a devastação que o capitalismo provocou no aumento das desigualdades no país.
Ano: 2012 Direção: - Produzido pelo jornal Wall Street Journal, este documentário coloca seus editores e repórteres para examinar as origens da crise da dívida pública na Europa. O filme analisa ainda a razão pela qual a crise se espalhou de forma feroz pelo continente e ameaçou contaminar o mundo inteiro.
Ano: 2013 Direção: Joe Berlinger Neste documentário, o ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson, explica como convenceu bancos, o congresso americano e candidatos à presidência a aprovar um trilhão de dólares em resgastes financeiros. O filme foi coproduzido pela Bloomberg Businessweek Films, braço audiovisual da revista de negócios norte-americana, e pela produtora Radical Media.
Mais lidas
Mais de Mercados
Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscalEntenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbioNovo Nordisk cai 20% após resultado decepcionante em teste de medicamento contra obesidadeApós vender US$ 3 bilhões, segundo leilão do Banco Central é cancelado