JBS ameaça o BNDES e tudo para você ler antes de a Bolsa abrir
Executivos da companhia partiram para o ataque contra o banco de desenvolvimento após críticas sobre eleição do novo presidente
Luísa Granato
Publicado em 20 de setembro de 2017 às 08h00.
Última atualização em 21 de setembro de 2017 às 07h18.
São Paulo – Leia as principais notícias desta quarta-feira (20) para começar o dia bem informado:
As quentes do dia
JBS estuda mover ação judicial contra BNDES. Declaração da companhia amplia ainda mais o conflito com o banco de desenvolvimento, que criticou a eleição do novo presidente da maior processadora de carnes do mundo.
STF deve decidir ainda hoje sobre nova denúncia contra Temer. Segunda denúncia contra o presidente, apresentada na última quinta-feira pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, será pauta entre os ministros do Supremo.
Câmara rejeita mudar sistema eleitoral atual para o distritão. Proposta inclusa na reforma política e analisada na noite de ontem foi rejeitada após votação com 205 votos favoráveis, 238 contrários e uma abstenção.
BC dos EUA pode sinalizar novo aumento de juros para dezembro. Reunião do Federal Reserve termina nesta quarta-feira e deve atrair as atenções do mercado financeiro.
Terremoto de 7,1 graus castiga o México e mata mais de 200 pessoas. O números de mortos segue aumentando enquanto o presidente mexicano pediu calma à população.
Furacão Maria segue ampliando estragos no Caribe. Após causar destruição e deixar mortos em Dominica, fenômeno climático segue nesta quarta-feira para Porto Rico.
Política e mundo
Fachin nega pedido de Temer para devolver nova denúncia. Em seu despacho, Fachin lembrou que o plenário do STF julgará na quarta uma questão de ordem sobre se o envio da denúncia contra Temer à Câmara.
Lula vira réu por venda de MP de incentivos fiscais a montadoras. O ex-presidente teria participado da "venda" da MP 471, que prorrogou os incentivos fiscais para montadoras nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
C âmara conclui votação da MP que cria Refis das Autarquias. A MP seguiu para análise do Senado, onde precisa ser aprovada antes de 2 de outubro deste ano, quando a proposta perde a validade.
Maduro diz que Trump o ameaçou de morte. Durante uma passeata anti-imperialista em Caracas, Maduro acusou Trump de ter lançado uma "baforada de ódio e guerra" contra a Venezuela.
Enquanto você desligou...
CGU torna inidônea empresa investigada na Lava Jato. A Tomé Engenharia está impedida por, pelo menos, dois anos de participar de licitações e assinar contratos com órgãos e entidades dos poderes e esferas de governo.
Ford reduzirá produção nos Estados Unidos e no México. Segundo uma porta-voz da empresa, a medida é uma maneira de a empresa se adaptar à menor demanda.
Acionistas aprovam balanço da Braskem de 2016. O relatório anual do ano passado veio acompanhado de pareceres de auditores independentes e do conselho fiscal.
Eletrobras vence na Justiça e libera operação de termelétrica. A Aneel publicou na terça-feira despacho em que autoriza a Amazonas Geração e Transmissão a acionar a primeira turbina da termelétrica Mauá 3.
Kassab diz que cassar concessão não é melhor caminho para Oi. O ministro, porém, afirmou que para haver uma solução de mercado para a operadora é necessário haver aporte de recursos novos na empresa.
Ssangyong voltará a vender no Brasil com fim de Inovar Auto. A montadora da Coreia do Sul, parte do grupo indiano Mahindra, já tem presença em mercados sul-americanos como Chile e Peru.
Agenda do dia
Nesta sexta-feira, sai o fluxo cambial estrangeiro do Brasil. Nos Estados Unidos, o Federal Reserve faz sua declaração após reunião. Também sai o estoque de petróleo bruto e as vendas de casas usadas.